Pedagogia
Sobre o Curso
Licenciatura em Computação
Diretor-Geral: José Lopes Soares Neto
E-mail: colinas@ifto.edu.br
Telefone:
Gerente de Ensino: Raimundo Nonato Ribeiro da Silva
E-mail: geren.colinas@ifto.edu.br
Telefone:
Coordenador: Eliane Mittelstad Martins de Souza
E-mail: pedagogia.colinas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 99114-1236
Dados Gerais | |
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Grau | Licenciatura |
Área do Conhecimento | Ciências Humanas |
Turno | Noturno |
Duração do Curso | Mínimo 8 semestres e Máximo 16 semestres |
Autorização | |
Reconhecimento | - |
Renovação de Reconhecimento | - |
Conceito ENADE | - |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) | - |
Objetivo Geral:
O objetivo geral do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Colinas do Tocantins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins é formar licenciados e licenciadas em Computação, para atuar como professores na Educação Básica: nos anos iniciais do ensino fundamental, nos anos finais do ensino fundamental; no ensino médio, na educação de jovens e adultos; também para atuar na educação profissional em suas modalidades e níveis; na educação não formal; em atividades de apoio ao ensino; e, na resolução de problemas pertinentes aos processos educativos.
Objetivos Específicos:
Formar professores e professoras com conhecimentos sólidos em Ciência da Computação, Matemática e Fundamentos da Educação para:
a) atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, aptos a lidar com as especificidades desta etapa da escolarização, pertinente aos processos iniciais de incorporação da cultura escolar e das linguagens formais que lhe são próprias, mobilizando, no processo de ensinagem, estratégias que garantam ao alunado experiências positivas no aprendizado de fundamentos da computação e da informática.
b) atuar nos anos finais do ensino fundamental, aptos a mapear as disposições escolares do alunado, forjadas nos processos de socialização escolar anteriores, mobilizando aqueles instrumentos necessários para o nivelamento de conhecimentos necessários ao aprendizado das linguagens da computação e da informática.
c) atuar no ensino médio, inclusive na modalidade da educação profissional, aptos a mapear as disposições escolares e culturais do alunado, resultado de processos de socialização na instituição escolar e fora dela, mobilizando os seus conhecimentos práticos para o aprendizado das linguagens da computação e da informática, com vistas a expandir a sua criatividade com foco, sobretudo, na resolução de problemas com a mediação das NTDICs.
d) na educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade da educação profissional, sensíveis aos conhecimentos prévios desse alunado e às questões que os afastaram da escolarização regular, mobilizando estratégias pertinentes a processos de ensino e aprendizagem que possibilitem tanto a iniciação nas linguagens da computação e da informática, como a incorporação de conhecimentos necessários ao desenvolvimento do seu potencial criativo com a mediação de NTDICs.
Formar profissionais em educação, capacitados com as competências e habilidades, pertinentes a resolução de problemas, necessárias para atuar em atividades de apoio aos processos educativos, tais como:
a) criação e aplicação de NTDICs facilitadoras dos processos burocráticos e do desenvolvimento do trabalho de rotinas de trabalho nas instituições, especialmente, no trabalho pedagógico das instituições escolares no seu trabalho pedagógico.
b) criação e aplicação de NTDICs para a qualificação de trabalhadores (em formação inicial e continuada) em instituições escolares e empresas diversas.
Acervo do curso
Calendário Acadêmico
Corpo Docente
Nome | Disciplina | Regime de Trabalho | Formação e Titulação |
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Henrique Brum Moreira e Silva | Filosofia | DE | https://lattes.cnpq.br/8954311354291838 |
Eliane Mittelstad Martins de Souza | Informática | DE | https://lattes.cnpq.br/4097368942330574 |
Flávio Guilherme de Abreu Drumond | Matemática | DE | https://lattes.cnpq.br/4105387775940765 |
Elizeth da Costa Alves | Português | DE | https://lattes.cnpq.br/4584041690613816 |
Documentos
Editais
Horário de aula
Infraestrutura
- Três laboratórios de informática;
- um laboratório de hardware;
- um laboratório de robótica;
- salas climatizadas e com projetores multimídia.