Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Nacional > O Campus > Cursos > Técnicos > Integrado Regular > Técnico em Administração

Técnico em Administração

por Diretoria de TI publicado 12/07/2017 11h27, última modificação 05/02/2018 17h23

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 10/07/2017 11h00, última modificação 10/10/2019 08h25
O Curso Técnico Integrado em Administração tem como objetivo formar profissionais cidadãos técnicos de nível médio, de competência técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar atividades de gestão; executar funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material; utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais. Enfim, abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

Diretor-geral: Edilson Leite de Sousa
E-mail: portonacional@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3363 - 9706


Coordenador (a): Rodrigo Fonseca de Araujo
E-mail: ccmiadministracao.porto@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3363 - 9747

Habilitação: Técnico (a) em Administração
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integrado

Objetivos Específicos:

- Propiciar a aquisição de conhecimentos de base científica, técnica e humanistas direcionados para a área Gestão e Negócios.
- Proporcionar condições favoráveis para aplicação dos conhecimentos apreendidos em situações hipotéticas e/ou reais nas operações comerciais.
- Estabelecer relações entre o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia e suas implicações para a educação profissional e tecnológica, além de comprometer-se com a formação humana, buscando responder às necessidades do mundo do trabalho;
- Compreender as reais necessidades do mercado de trabalho, tendo a função de organizar, coordenar e criar soluções tecnológicas adequadas para a transformação desse mercado de trabalho.
- Capacitar técnicos com habilidades que garantam as competências almejadas pelas empresas e pelos futuros usuários de seus produtos e/ou serviços; e
- Habilitar profissional com perfil criativo, inovador, competente, atualizado e com espírito empreendedor;
- Criar parcerias com empresas produtivas, a fim de facilitar a atualização constante dos estudantes.

Campo de Atuação:

Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e
produção.

 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (Vigente)

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h05, última modificação 31/01/2018 11h25

Acervo do curso - Leia mais…

Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI última modificação 24/09/2019 12h12

Calendário Acadêmico - Leia mais…

Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h06, última modificação 23/09/2019 10h11
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação

Argemiro Lima Pedrosa

DE

 

Autenir Carvalho de Rezende

DE

Carla Bastiani

40h

David Siqueira Fontes Neto

DE

Edilson Leite de Sousa

DE

Elainy Cristina da Silva Coelho

DE

Euclides Monteiro Botelho

DE

Francisca Mesquita Souza

DE

Gertrudes Maria de Andrade Benetele

DE
Graciene Reis de Sousa DE

Grasiele Silva Amorim

DE

Januário Neto Pereira Sarmento

DE

Ligia Araujo Ramos Correia

DE

Luiz Antonio de Assis Machado

DE

Maria Anunciada Nery Rodrigues de Paula

DE

Maria José Alves

DE

Mellis Layra Soares Rippel

40h

Michel Santos da Silva

DE

Niccolly Evannys Zifirino Lima

DE

Paulo Rodrigues da Costa Junior

DE

Rafael Fontoura Medeiros

40h

Sabrina Silva de Carvalho

DE

Saulo Carvalho de Souza Timoteo

DE

Simonni Elias Furtado Leite

DE

Teomar Manduca Aires Leal

DE

Tharles Lopes de Oliveira Guedes

DE

William Brasil Rodrigues Sobrinho

DE
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h06, última modificação 06/09/2017 10h06

Documentos - Leia mais…

Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h06, última modificação 23/09/2019 10h14

Horário de aula - Leia mais…

Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h06, última modificação 06/09/2017 10h06

1. Laboratório Químico

O espaço de química possui três acomodações, sendo a sala da coordenação com acomodações para três servidores, almoxarifado para os reagentes químicos e laboratório com acomodações para quarenta alunos, todos muito bem iluminados e climatizados. A Coordenação possui três mesas no formato “L”, dispostos três computadores HP, mouse óptico HP PS2, teclado HP PS2 e monitores CPQ LA2006x LED LCD US, ambos com estabilizadores de 500 VA e um scanner HP Scanjet G2410. Três poltronas giratórias e SAPPL dar baixa com braço para acomodações dos servidores com três cadeiras de base fixa para atendimento. Para guardar objetos de uso contínuo estão locados três armários de madeira com fechadura, atendendo aos conceitos de funcionalidade e ergonomia, de acordo com a NR-17 do TEM (14), além de um bebedouro de água. O laboratório possui bancadas de trabalho dispostas em “Ilha”, de acordo com as NRs 8 e 17 do TEM, com mais duas bancadas laterais, ambas constituídas de material rígido para suportar o peso dos materiais e equipamentos, com superfícies revestidas com materiais impermeáveis, lisos, sem emendas ou rachaduras e resistentes a substâncias químicas, com dois
lavatórios com cubas de profundidade de 0,25 metros e possui trinta e dois bancos (banquetas) de madeira envernizado AL para aulas práticas e chuveiro e ainda lava olhos. Em relação à proteção de incêndio, o laboratório possui instalações e equipamentos de proteção contra incêndio conforme NR-23 do MTE.
Os equipamentos gerais, hoje o laboratório conta com uma bomba a vácuo, já o compressor de ar e cilindros de gás P-45 estão em fase de aquisição pelo campus, lembrando que a casa de gás fica na parte externa do laboratório.
As vidrarias estão dispostas em dois armários altos de madeira e aparatos em um armário de aço com todos os materiais de utilização.


2. Laboratório de Biologia

O espaço de biologia possui quatro acomodações, sendo a sala da coordenação com acomodações para três servidores, almoxarifado para os reagentes químicos, laboratório de microbiologia e laboratório com acomodações para quarenta alunos, todos muito bem iluminados e climatizados.
A Coordenação possui três mesas no formato “L”, dispostos dois computadores HP, mouse óptico HP PS2, teclado HP PS2 e monitores CPQ LA2006x LED LCD US, ambos com estabilizadores de 500 VA. Três poltronas giratórias e SAPPL dar baixa com braço para acomodações dos servidores com três cadeiras de base fixa para atendimento. Para guardar objetos de uso contínuo estão locados dois armários de madeira com fechadura e um armário de aço para arquivo, atendendo aos conceitos de funcionalidade e ergonomia, de acordo com a NR- 17 do TEM (14), além de um bebedouro de água.
O almoxarifado possui oito estantes de aço 2000x920x420 acondicionados vidrarias e lâminas.
O laboratório possui bancadas de trabalho dispostas em “Ilha”, de acordo com as NRs 8 e 17 do TEM, com mais duas bancadas laterais, ambas constituídas de material rígido para suportar o peso dos materiais e equipamentos, com superfícies revestidas com materiais impermeáveis, lisos, sem emendas ou rachaduras e resistentes a substâncias químicas, com dois lavatórios com cubas de profundidade de 0,25 metros e possui trinta e dois bancos (banquetas) de madeira envernizado AL para aulas práticas. Já o laboratório de microbiologia está em fase de adaptações.
Em relação à proteção de incêndio, o laboratório possui instalações e equipamentos de proteção contra incêndio conforme NR-23 do MTE.


Os equipamentos para análises laboratoriais são:

8 Microscópios binoculares;
2 pHmetros de bancada;
2 pHmetros portáteis;
2 termômetros portáteis;
2 balanças semi-analíticas;
1 cabine biológica;
5 barriletes para água destilada;
1 refrigerador de 280 litros.
1 cabine de desinfecção;
1 estufa bacteriológica.
As vidrarias e aparatos estão dispostos em dois armários altos de madeira com os
materiais de utilização.


Laboratório de Física

O espaço de física possui três acomodações, sendo a sala da coordenação com acomodações para três servidores, almoxarifado para os equipamentos e laboratório com acomodações para quarenta alunos, todos muito bem iluminados e climatizados.
A Coordenação possui três mesas no formato “L”, disposto um computador HP, mouse óptico HP PS2, teclado HP PS2 e monitor CPQ LA2006x LED LCD US, com estabilizador de 500 VA. Três poltronas giratórias e SAPPL dar baixa com braço para acomodações dos servidores. Para guardar objetos de uso contínuo estão locados dois armários de madeira com fechadura, atendendo aos conceitos de funcionalidade e ergonomia, de acordo com a NR-17 do TEM (14), além de um bebedouro de água.
O almoxarifado possui oito estantes de aço 2000x920x420 para acondicionar equipamentos.
O laboratório possui seis bancadas de trabalho dispostos quarenta e dois computadores HP, mouse óptico HP PS2, teclado HP PS2 e monitor CPQ LA2006x LED LCD US, com estabilizador de 500 VA, adaptado também para as aulas de informática.
Em relação à proteção de incêndio, o laboratório possui instalações e equipamentos de proteção contra incêndio conforme NR-23 do MTE.

Os equipamentos para as aulas didáticas são:

1 termômetro digital,
1 GPS Garmin;
3 micrômetros;
1 refratômetro;
1 densímetro; 3 termômetros analógicos;
1 projetor multimídia Benq;
1 netbook;
1 estação meteorológica;


Infraestrutura de informática e redes de informação

Os laboratórios de informática, destinados ao desenvolvimento das atividades dos cursos e principalmente o de Licenciatura em Computação e ou outros da área da informática, soma atualmente, um total de 5 laboratórios de informática (Labins): Laboratórios 1 e 2: possui sala climatizada, 30 computadores cada com configurações atuais, projetor de mídia, quadro branco e acesso a internet podendo ser utilizados como sala de aula. Laboratório 3: possui sala climatizada, 22 computadores com configurações atuais, projetor de mídia, quadro branco e acesso a internet, esse laboratório é voltado para as atividades de desenvolvimento de software.
Laboratório 4: possui sala climatizada, 22 computadores, projetor de mídia, quadro branco e acesso a internet, esse laboratório é voltado para atividades de montagem e manutenção dos computadores. Laboratório 5: possui sala climatizada, 45 computadores com configurações atuais, projetor de mídia, quadro branco e acesso a internet podendo ser utilizado como sala de
aula.
O Campus Porto Nacional do IFTO ainda possui dois link’s de internet, um destinado às atividades administrativas e o outro destinado aos alunos através dos laboratórios, biblioteca e rede sem fio que abrange mais de setenta por cento da instituição.

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h06, última modificação 06/09/2017 10h06

Grade Curricular - Leia mais…