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Matemática

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 15/02/2018 14h12

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 23/10/2018 17h23, última modificação 24/10/2018 11h30

Matemática

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Magno Márcio de Azevedo
E-mail: coordmat@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4085

Dados Gerais
Grau Licenciatura
Área do Conhecimento Ciências Exatas e da Terra
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo de 8 semestres (4 anos) e Máximo de 16 semestres (8 anos)
Autorização Resolução Ad Referendum n.º 001/2009/CONSELHO GESTOR/IFTO, de 9 de junho de 2009 e Resolução n.º 007/2010/CONSUP/IFTO, de 30 de junho de 2010
Reconhecimento Portaria MEC n.º 294, de 8 de julho de 2016.
Renovação de Reconhecimento -
Conceito ENADE 4 (2014)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) -
Conceito de Curso (CC) 4 (2016)

Objetivo Geral: 

O curso superior de Licenciatura em Matemática do IFTO tem por objetivo formar professores para a educação básica na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, possibilitando ao graduado uma visão do conhecimento pedagógico e matemático, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em sua área de atuação, ou em áreas afins.

Objetivos Específicos:

Oferecer, ao longo do processo de formação, situações de aprendizagem que levem o discente à vivência de situações que facilitarão a associação entre o conhecimento adquirido e a prática profissional para:
1º atuar com base numa visão abrangente do papel social do educador e da compreensão da ciência como atividade humana contextualizada e como elemento de interpretação e intervenção no mundo;
2º exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas ideias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Matemática;
3º buscar o conhecimento com autonomia intelectual e nele reconhecer um recurso para a emancipação e possibilidade de maior equalização de oportunidades socioeconômicas; 

4º refletir sobre a prática pedagógica do ensino fundamental e médio da Matemática de forma contextualizada, por meio do aprofundamento teórico dos conteúdos com as atividades didáticas, para uma aprendizagem significativa;

5º elaborar projetos para o ensino fundamental e para o ensino médio coerentes com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais e com a práxis educativa, com consequente melhoria do ensino da Matemática;
6º utilizar tecnologias de ensino compatíveis com o nível de complexidade dos conteúdos de Matemática;
7º realizar atividades científicas desde a produção de textos, práticas laboratoriais e laborais, práticas de ensino, modelos explicativos e projetos de investigação, relacionados com a atuação docente e com a aplicabilidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos na compreensão da Matemática e suas relações sociais;
8º sugerir alternativas de avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, tendo em atenção o discente como sujeito ativo, cognitivo, afetivo e social;

9º utilizar o saber científico e tecnológico, particularmente alguns conteúdos básicos que funcionam como parâmetros de abordagem da realidade e como instrumento para entender e resolver as questões problemáticas da vida cotidiana;
10º compreender a Matemática como uma atividade humana contextualizada, desenvolvendo atitudes positivas, facilitadoras de inserção na sociedade atual.

 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h20

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Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI última modificação 15/02/2018 14h12

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Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 15/02/2018 14h14
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação
Cesar De Oliveira Zica
DE
Magno Marcio de Azevedo
DE
Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira  
DE
Jamerson Montenegro Lima
40h
Jose Ailton Rodrigues Soares
DE
Mairo Rodrigues
Claudia Maria Alves Pegado
DE
Tiago Bandeira Castro
20h
Leny Meire Carrasco
20h
Flavio Antonio Noleto Fernandes
40h
Wallysonn Alves De Souza
DE
Rizia Rodrigues da Silva
 40h
Rodrigo Carvalho Dias
DE
Auricelia Alencar Da Silva Fernandes
DE
Lucas Jose Guimaraes
40h
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h20

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Editais

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h20, última modificação 16/10/2017 11h21

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Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h21, última modificação 23/10/2018 17h25

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Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h21, última modificação 16/10/2017 11h21

O Campus Palmas ocupa hoje uma área de 128.508.39 m2 possuindo 13 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aulas, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos, quatro outros auditórios com 90 assentos cada distribuídos nos blocos de salas de aula integram os espaços para blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 02 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência.

Atualmente se encontra em construção um novo bloco para salas de aula com área total construída de 3.856,65 m2 em 02 pavimentos. Um terceiro bloco semelhante está com construção iniciada. O Campus Palmas é referência como estabelecimento com adaptações para atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais.

O Campus Palmas possui um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais – Napne. As Instalações físicas do Campus contam com rampa com corrimão para facilitação do acesso de pessoas com deficiência física aos espaços da Instituição. Os estacionamentos nas proximidades das unidades da Instituição. Demais espaços como banheiros, lavabos, bebedouros estão instalados de forma acessível aos cadeirantes. Na parte de telecomunicações, a Instituição possui telefone público adaptado às pessoas com deficiência aditiva no espaço próximo à recepção.

A Instituição se compromete a viabilizar o acesso e atendimento aos portadores com transtorno do espectro autista.

O Campus Palmas do IFTO oferece como ambientes estudantis essenciais mais de 30 salas de aula, com mais 30 em construção; 10 salas de apoio ao ensino; 01 biblioteca; 01 auditório; 01 refeitório; 04 mini-auditórios e 40 laboratórios e oficinas, o que garante uma condição adequada ao desenvolvimento dos currículos.

O Campus Palmas dispõe de Biblioteca que ocupa uma área de 2.410,24m², tendo acervo composto por cerca de 22.000 volumes de livros, além de periódicos, multimídia, normas técnicas e outros títulos distribuídos nas diversas áreas dos cursos ofertados pelo IFTO. Conta ainda com assinaturas de jornais locais e revistas nacionais disponíveis para livre consulta dos usuários.

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 11h21, última modificação 16/10/2017 11h21

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