Notícias
POARTRO representa Porto Nacional na VIII Mutuca
Arte e Cultura
Por Greiciane Souza
No último dia 30, estudantes da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) apresentaram a peça teatral “O Certo”, como parte da programação da oitava edição da Mostra de Trabalhos Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Artes Cênicas e Teatro (Mutuca), em Gurupi.
A peça, ambientada na ditadura militar brasileira, aborda temas como racismo, preconceito e machismo. O trabalho faz parte do Projeto de Extensão POARTRO, grupo formado por estudantes e servidores da unidade e coordenado pela professora de artes Niccolly Lima, que objetiva a criação e propagação de obras inspiradas em artistas ou elementos regionais e nacionais, para apresentação artístico teatral, visando a comunidade externa.
Para Rosa Maria, estudante do 3º ano do curso de Administração e uma das atrizes de “O Certo”, a abordagem da obra é pertinente e busca cumprir um dos papéis do teatro. “É importantíssimo dar voz a essas classes. O teatro é uma forma artística de observar e criticar a sociedade em que vivemos”, acredita Rosa.
Mutuca é uma realização da unidade Gurupi do IFTO com objetivo de promover apresentações de trabalhos acadêmicos teóricos e práticos dos resultados das disciplinas e projetos de extensão relacionados aos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas e Teatro. Além das apresentações artísticas de servidores e estudantes do IFTO, a programação também contempla convidados externos e é aberta à comunidade.
Para conferir mais imagens da apresentação de O Certo, acesse o álbum de fotos na nossa página do Facebook.