Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 500 estudantes da unidade de Araguatins do IFTO participam da OBMEP

Mais de 500 estudantes da unidade de Araguatins do IFTO participam da OBMEP

Competição

Aplicação da prova ocorreu na terça-feira, 7 de junho
por publicado: 08/06/2022 14h07 última modificação: 19/10/2022 11h17

Com informações do site oficial da OBMEP

Estudantes de todas as séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, da unidade de Araguatins do IFTO, participaram da aplicação da prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os mais de 500 estudantes inscritos na competição tiveram 2h30 minutos para responderam as 20 questões do exame. As provas foram aplicadas e serão corrigidas pela unidade de Araguatins do IFTO, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os estudantes classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro. A classificação será realizada de acordo com as maiores notas na primeira fase. De acordo com o site oficial da OBMEP, os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro. Os estudantes serão premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificado de menção honrosa. Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

O diretor-geral da unidade Araguatins do IFTO e coordenador local da OBMEP, Claudio de Sousa Galvão, explica que a competição estimula os estudantes a se dedicarem ainda mais à aprendizagem de matemática, tendo mais disciplina e foco. Além disso, os participantes da OBMEP têm a oportunidade de desenvolverem habilidades, como: raciocínio lógico e aritmético.

Sobre a OBMEP

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina .( fonte: http://www.obmep.org.br)