Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO participam da primeira fase da OBMEP

Estudantes do IFTO participam da primeira fase da OBMEP

Incentivo

Objetivo do exame é estimular o estudo da Matemática no Brasil
por Mayana Matos publicado: 08/06/2022 15h50 última modificação: 19/10/2022 11h17

A primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada nesta terça-feira, 7, em todo o país.

No Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participaram do exame estudantes das seguintes unidades: Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da unidade de Araguatins; de Palmas; Gurupi e Porto Nacional. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Estudantes em preparação...

Na unidade de Porto Nacional é desenvolvido um projeto de ensino voltado para despertar interesse na disciplina de Matemática. Trata-se do “Clube Olímpico de Matemática”, coordenado pelo professor Luiz Antônio Machado. O clube é formado por um grupo de 25 estudantes dos cursos técnicos integrados, além do coordenador do projeto. Eles se reúnem nas tardes das sextas-feiras para resolução de problemas de competições acadêmicas, por meio de atividades lúdicas e oficinas. Os estudantes que se classificarem para a segunda fase da OBMEP continuarão contando com o apoio do Clube, que manterá as reuniões semanais de forma contínua.

Na unidade de Gurupi, estudantes se preparam para a  Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que terá sua primeira fase aplicada entre 18 a 20 de agosto. A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), um evento técnico / científico, é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

Outras Olimpíadas são realizadas no Brasil, como: Olimpíada de Língua Portuguesa; Olimpíada Brasileira de Matemática; Olimpíada Brasileira de Física; Olimpíada Brasileira de Geografia, etc. O IFTO apoia e incentiva a participação de seus estudantes nas competições e deseja êxito nos resultados.