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Estudantes do curso subsequente em Informática apresentam trabalhos finais

Formação

Pré-projeto e Projeto Integrador são requisitos para conclusão do curso
por Greiciane Souza publicado: 23/09/2020 13h02 última modificação: 23/09/2020 13h02

Na última sexta-feira, 18, estudantes do curso técnico subsequente em Informática da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) apresentaram, por webconferência, seus pré-projetos e projetos integradores. Ambos os trabalhos são requisitos para a conclusão do 2º e 3º módulos do curso, respectivamente.

A tarde de apresentações teve início com a estudante do 2º módulo, Camila Ferreira da Costa, que apresentou o pré -projeto integrador “Inclusão Digital Para Pessoas Com Deficiências”, orientada pelo professor Renato Bastos. Depois foi a vez dos estudantes do 3º módulo defenderem seus projetos. Sob orientação do docente Heleno Manduca, o estudante João Pedro Santos de Lima apresentou o trabalho: “Manutenção em Informática: Plano de Contingência Procedimentos de Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva em Ambientes de Rede”. Seguindo o cronograma de apresentação, Jaciara da Silva Oliveira Guimarães, orientada por Rafael Miranda, defendeu o trabalho intitulado “A importância da utilização das ferramentas computacionais mais adequadas na qualidade de auxiliadoras do ensino aprendizagem das escolas estaduais: Uma experiência com base na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires de Porto Nacional- TO”. Por fim, as alunas  Viviane Ferreira de Alencar, Rosana Moura Ferreira e Patricia Ferreira de Alencar apresentaram o projeto "Integração da 3ª idade na informática básica (CRAS da Vila Nova de Porto Nacional – TO)", sob orientação do professor Heleno Manduca.

Como regularmente acontece nos trabalhos finais de curso, o pré-projeto e os projetos integradores apresentados também passaram pela avaliação de uma banca examinadora. Desta vez, ela foi composta pelos docentes Heleno Manduca, Elvis Nascimento, Rafael Miranda,  Renato Bastos, Lucivânia Gloria e o pedagogo Wesley Vieira.

Sobre a variedade temática e o conteúdo dos trabalhos apresentados, a professora e supervisora de Projetos Integradores, Lucivania Glória, ressalta a importância desses, pois “são projetos que vão ao encontro da necessidade não só dos nossos alunos do campus como também da nossa comunidade externa. Um ótimo exemplo é o projeto da aluna Jaciara Guimarães, que foi executado na  Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires de Porto Nacional- TO”.

Entenda mais

Com duração de 18 meses, o curso subsequente é dividido em três módulos que correspondem aos semestres letivos dos cursos regulares. No 2º módulo do curso subsequente em Informática, o estudante deve apresentar um pré-projeto com o esboço da pesquisa que será realizada durante todo o 3º módulo. No último módulo do curso, o aluno dedica-se ao Projeto Integrador, cujo objetivo é a elaboração de uma pesquisa que, sob a perspectiva da interdisciplinariedade, utilize as ferramentas adquiridas no decorrer dos módulos.