Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 01/11/2017 10h07, última modificação 18/12/2019 11h55

Campus Dianópolis conta com a infraestrutura para atender o Curso Superior de Engenharia Agronômica, tanto para o desenvolvimento das aulas teóricas, quanto das aulas práticas. Há uma área territorial de aproximadamente 594 ha e conta com estrutura de 38 edificações composta por um prédio principal, com aproximadamente 2.695 m², e 40 ambientes usados como setores administrativos, salas de aula, biblioteca, laboratórios e banheiros; um prédio secundário, com aproximadamente 330 m², formado por salas de aula, secretaria, cantina e banheiros.

Para o atendimento do curso, o Campus Dianópolis conta com uma biblioteca, nove salas de aula teórica, um laboratório de software, um laboratório de biologia geral e zoologia, um laboratório de química, um laboratório de física e matemática, um laboratório de ciências do solo, um laboratório de anatomia e fisiologia vegetal, um laboratório de fitopatologia, um laboratório de nematologia, um laboratório de processamento de alimentos, um laboratório de ciência e tecnologia de alimentos, um laboratório de entomologia, um laboratório de microscopia, uma sala de análise, uma unidade educativa de produção de olericultura, uma unidade educativa de produção de avicultura, uma unidade educativa de produção de suinocultura, uma unidade educativa de produção de bovinocultura, uma unidade educativa de produção de ovinocaprinocultura, uma unidade educativa de produção de piscicultura, uma unidade educativa de produção de apicultura, um setor de Hidroponia/Aquaponia, uma unidade educativa de produção de fruticultura, uma unidade educativa de produção de culturas anuais, um auditório, uma quadra poliesportiva, uma cantina e ambientes administrativos específicos para coordenação de assistência estudantil, coordenação de apoio ao ensino, coordenação de pesquisa e extensão, sala de atendimento, coordenação de registros escolares, coordenação do curso e sala de professores.

Os laboratórios de informática apresentam regulamentos para utilização conforme a portaria n° 161/2016/CampusDianópolis/IFTO, de 19 de abril de 2016. Para o plano de atualização tecnológica e de manutenção dos equipamentos dos laboratórios de informática, as informações constam no Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CampusDianópolis (PDTI 2015/2016), planejado pela Comissão para elaboração do PDTI 2015/2016, conforme a portaria n°190/2014/Campus Dianópolis/IFTO, de 11 de novembro de 2014. Os documentos citados anteriormente estão disponíveis na página do Campus Dianópolis. Para o triênio 2017 à 2019 está em fase de andamento o novo PDTI, bem a respectiva comissão.

A quantidade de computadores disponíveis para os alunos são: 120 nos 4 laboratórios de informática e 4 para pesquisas na biblioteca. Quanto à velocidade de acesso à internet, os alunos e servidores do Campus contam com um contrato de 25 MB de banda.

Quanto às questões a respeito da acessibilidade para pessoas com deficiências, há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas. Além disso, está sendo formado o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, com trabalho voltado especificamente às políticas de acessibilidade.

A biblioteca do Campus Dianópolis conta com um quadro de quatro servidores efetivos, sendo um bibliotecário, dois auxiliares de biblioteca e um assistente em administração. Esse ambiente possui uma área de 1049,36 m2, com infraestrutura baseada em ambientes utilizados para atendimento, consulta, acervo bibliográfico, coordenação e processamento técnico, espaço para pesquisa e acesso à internet, estudo em grupo e cabines para estudo individual.  

Com vistas a melhorar ainda mais a estrutura, está em andamento uma obra, sendo a construção de um bloco de dois pavimentos com aproximadamente 3.850 m², com 32 salas que serão utilizadas como salas de aula, laboratórios e ambientes administrativos.