Notícias
XI Seminário de Assistência Estudantil discute importância de ações integradas
PROAE
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove o XI Seminário de Assistência Estudantil, nos dias 16 e 17 de novembro, evento que discute estratégias de atuação das equipes multidisciplinares existentes em todas as 12 unidades da instituição. O evento é realizado on-line e integra a programação do Identidade IFTO 2022.
A mesa de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, e contou com a participação da Assistente Social, Michelli Daros, do Departamento de Políticas Públicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Durante sua fala, ela fez um apanhado histórico sobre a Rede Federal e sobre como as ações de assistência estudantil desenvolvidas pelos institutos impactam a vida dos estudantes e falou sobre as "Perspectivas para a atuação integrada na Assistência Estudantil".
A Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PROAE), Márcia Adriana Ribeiro, enfatizou que o seminário é uma oportunidade de reunir servidores, movimento estudantil e a comunidade em geral "para juntos construírem soluções para os desafios da Assistência Estudantil".
Para a assistente social Mara Cleide Oliveira dos Santos, lotada no Campus Palmas, "as discussões são importantes e necessárias para melhorar as práticas e intervenções na Política de Assistência Estudantil como um todo".
Luis Henrique Cirqueira da Silva, egresso do técnico em Biotecnologia integrado ao ensino médio, participou da mesa redonda e lembrou que o trabalho de toda a equipe multiprofissional do IFTO foi um grande diferencial para que ele pudesse permanecer e concluir seu curso. " Sem a assistência estudantil, era inviável ter êxito em conseguir alcançar meus objetivos e me sentir bem pra dar continuidade aos sonhos, sem que me preocupasse com algo", revelou.
Ainda no primeiro dia, só que na parte da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de reunirem-se em Grupos de Trabalho para realizarem estudos de caso, simulando situações que poderiam acontecer com estudantes e propondo soluções e encaminhamentos para as diferentes hipóteses.
Segundo a Diretora de Assistência Estudantil, Jahny Kássia Duarte Rocha, essas discussões contribuem para a melhoria da atuação e reforça a importância de um esforço coletivo para uma assistência estudantil mais resolutiva. "Estamos buscando uma atuação integrada, com o objetivo de fazer com que a nossas equipes multiprofissionais sejam cada vez mais atuantes na vidas dos estudantes" ressaltou a diretora.
Segundo dia do Seminário
O evento continua na quinta-feira, 17, com reunião de novos os GTs com o tema: Singularidade profissional no trabalho em equipe. A tarde, haverá mesa de socialização que discutirá a "Atuação integrada na prática: socializando ações da Assistência Estudantil no IFTO".