Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Visitantes puderam conhecer melhor o que é produzido no IFTO

Notícias

Visitantes puderam conhecer melhor o que é produzido no IFTO

IFTO na Agrotins

Os dois estandes funcionaram como vitrine da instituição e movimentaram a Agrotins 2023
por Thâmara Filgueiras publicado: 24/05/2023 18h08 última modificação: 24/05/2023 18h09
Exibir carrossel de imagens visitantes-puderam-conhecer-melhor-o-que-e-produzido-no-ifto

visitantes-puderam-conhecer-melhor-o-que-e-produzido-no-ifto

Durante os cinco dias em que foi realizada a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins 2023, os dois estandes institucionais do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estiveram bastante movimentados. Produtores rurais, estudantes, professores, empresários, autoridades do Estado e visitantes em geral passaram nos dois pontos de exposição de ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão e puderam conhecer um pouco mais sobre o que é desenvolvido no IFTO.

Conforme o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, destacou, a presença do IFTO na Agrotins é uma oportunidade de apresentar "um pouco do muito que é produzido na instituição. Temos soluções para o pequeno e o grande produtor rural, desde produtos à prestação de serviços desenvolvidos pelos nossos servidores e estudantes para que a nossa instituição possa cumprir sua missão de impactar diretamente no desenvolvimento econômico do nosso Estado", destacou.  

Com um estande dedicado à apresentação dos cursos ofertados nas suas unidades, localizadas em todas as regiões do Tocantins, o IFTO contou com um espaço voltado para o Vestibular Unificado dentro do Pavilhão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro. Além de poderem participar de sorteios de brindes confeccionais pelo IF Maker do Campus Araguaína, como chaveiros e suportes de celular, quem passou pelo estande teve a oportunidade de realizar sua inscrição no Vestibular Unificado com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2023.

Já o outro estande institucional, contou com a Mostra Tecnológica de produtos e serviços tecnológicos desenvolvidos por servidores e estudantes de diferentes níveis e áreas, representando todas as unidades do IFTO. A mostra movimentou o estande, além de ter gerado novas ideias e possibilitado o início de tratativas para parcerias comerciais, por meio da atuação dos Escritórios de Projetos e Negócios.

O produtor rural do município de Dois Irmãos Roberto é um exemplo de quem conferiu o estande do IFTO na Agrotins e gostou do que viu. Ele conheceu a tecnologia empregada na incubadora de ovos, um dos produtos apresentados que possibilita acompanhar e avaliar o desenvolvimento do pintinho ainda dentro do ovo e gostou da novidade. "Achei tão impressionante a tecnologia empregada nessa chocadeira que eu quero levar esse produto para a minha propriedade".

O visitante da feira e que também é professor do IFTO de Paraíso do Tocantins, João Lira, esteve em um dos estantes institucionais e pôde conferir os produtos e serviços resultantes de projetos que integram a Mostra Tecnológica. "O estande do IFTO traz tantas modernidades para quem vive no campo e na cidade. Fico muito feliz de ver tantos e lindos projetos que certamente varão a diferença na vida de muitíssimas pessoas". 

Além de conhecer esses produtos e serviços, o público que visitou o estande do IFTO na Agrotins também pôde saborear alimentos e bebidas produzidos nas unidades da instituição. A degustação incluiu desde comidas mais conhecidas, como doce de leite e iogurte, até aquelas menos comuns, como carne de javali e hambúrguer feito de tilápia.

O espaço também contou com a realização de palestras voltadas para a capacitação de agricultores familiares com o objetivo de propiciar a esses produtores a geração de renda por meio da venda de seus produtos diretamente a escolas da rede pública de ensino - entre elas o IFTO -, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O II Encontro das Agrárias foi outro evento que movimentou o estande do IFTO. Com a participação de mais de 200 estudantes de todos os cursos da área de Ciências Agrárias ofertados pelo IFTO, eles puderam conferir palestras que agregaram mais conhecimentos práticos aos temas já vistos em sala de aula. Entre o que foi abordado, o agrônomo Luis Eduardo Salvático falou sobre a importância de ficar “De olho na planta” - tema da sua palestra - e compartilhou um pouco da experiência que adquire com a prática no campo e o convívio e a experiência dos produtores rurais.

Durante o Encontro, os estudantes foram desafiados a propor soluções inovadoras que contribuam para o "aumento da produtividade dos pequenos negócios vinculados à agropecuária", tema do desafio que fez parte do Ideathon Agro, considerada a maior maratona do  conhecimento, em número de participantes, já realizada no Tocantins. A competição foi realizada em parceria com o Sebrae.

Os estudantes dividiram-se em 20 equipes e, para facilitar a solução da problemática, realizaram visitas técnicas aos estandes da Agrotins. A competição seguiu até dia 19 de maio, data em que foram apresentadas as propostas de soluções pelas equipes a um corpo de jurado, sendo premiadas as três melhores propostas. A equipe EvoAgro, da unidade de Palmas, conquistou o 1º lugar e recebeu como prêmio o valor de R$ 3.000 reais; o 2º lugar ficou com a equipe Gabarito e o 3º lugar, com a equipe X da Questão, ambas da unidade de Pedro Afonso. As equipes foram premiadas com kits compostos por chapéus e botas e kits de ferramentas, respectivamente.