Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades do IFTO iniciam ano letivo com ações de acolhimento

Notícias

Unidades do IFTO iniciam ano letivo com ações de acolhimento

Volta às aulas!

Estudantes são recepcionados com programação virtual
por Mayana Matos publicado: 17/03/2021 09h40 última modificação: 17/03/2021 10h16

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) continua com a programação de ações de Acolhimento Estudantil Virtual, que marcam o início do ano letivo em diversas unidades. Neste mês de março, as unidades de Araguaína, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Lagoa da Confusão promoveram lives para recepcionar seus estudantes veteranos e novatos. 

Araguaína

Na unidade de Araguaína foram realizadas lives nos dias 22 de fevereiro e 3 de março. O momento contou com apresentação e boas-vidas dos gestores, informes sobre a Coordenação de Atendimento Integrado, sobre o funcionamento da Biblioteca e apresentação sobre a Coordenação Técnico-Pedagógica. 

O diretor-geral da unidade, Cristiano Fernandes e, o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, recepcionaram os estudantes. A acolhida contou com a participação das pró-reitoras do IFTO, Marilene Dantas, Nayara Pajeú, Gabriela de Medeiros e  Paula Karini. Durante as lives, foi realizada a oficina: Serviços de Tecnologia da Informação para estudantes, apresentação dos cursos e bate-papo com coordenadores. 

No dia 8 de março, foi a vez dos estudantes do curso FIC em Operador de Computador Integrado na modalidade Proeja serem recepcionados. O momento contou também com apresentação dos gestores do IFTO e da unidade, apresentação da estrutura do campus, da área de Ensino e setores, bem como momento de bate-papo com o coordenador do curso. 

Araguatins

Em Araguatins, a programação contou com apresentação dos cursos ofertados pela instituição, o funcionamento dos seus setores, canais de comunicação e equipe docente. Além disso, foi apresentado o manual do estudante que tem como objetivo orientar os estudantes durante seu processo formativo.

As lives tiveram mais de 300 acessos simultâneos, tendo a participação de estudantes e servidores do IFTO. As apresentações foram realizadas pela equipe gestora da unidade Araguatins e Reitoria, com a participação do diretor-geral da unidade, Josafá Carvalho Aguiar, do diretor de Ensino, Claudio Galvão, do reitor e das pró-reitoras do IFTO.

Lagoa da Confusão

Em Lagoa da Confusão, o momento contou com uma live realizada no dia 10 de março. Ocasião em que os estudantes foram recepcionados pelo reitor e pró-reitoras do IFTO, e pela direção-geral da unidade. A Gerência de Ensino repassou informações sobre o e-mail institucional e sistemas; sobre o AVA e SIGA, bem como sobre acompanhamento pedagógico aos estudantes. Prazos e requerimentos referentes à Coordenação de Registros Escolares também foram repassados. 

Ainda durante a live, os estudantes receberam orientações sobre a coordenação do curso, assistência estudantil, Coordenação de Administração e Manutenção, e sobre o PNAE. Ao final, a direção apresentou a estrutura da unidade. A live está disponível no neste endereço eletrônico

Paraíso do TO

Em Paraíso do Tocantins, a comissão responsável pelo acolhimento dos estudantes resolveu fazer duas lives, uma para os estudantes dos cursos técnicos integrados e outra para os cursos superiores. 

Na programação, o gerente de ensino, Fábio Vidal, assim como coordenadores e parte dos professores foram apresentados e falaram um pouco a respeito das diretrizes do ensino remoto, do ambiente virtual de aprendizagem e das peculiaridades de cada curso. A assistente social da unidade, Letícia Luzia da Cunha, também participou do evento e explicou sobre benefícios e políticas de assistência e permanência que os estudantes têm direito.

Além disso, o diretor-geral da unidade, Flávio Eliziario de Souza, preparou um vídeo de tour pela instituição. O objetivo foi apresentar o campus para aqueles que ainda não conhecem corredores, sala de aula e laboratórios e que, por causa da pandemia, vão ter que esperar um pouco para ver tudo de perto. Participaram da programação o reitor e as pró-reitoras do IFTO. 

Pedro Afonso

Em Pedro Afonso, a acolhida teve início no dia 1º de março com duas lives: uma para os estudantes do curso técnico em Agropecuária e outra para os acadêmicos do curso bacharelado em Engenharia Agronômica.

Na ocasião, o reitor e as pró-reitoras do IFTO deram as boas-vindas aos estudantes. A direção da unidade, gerência de ensino, coordenações de cursos, coordenação de registros escolares, setor técnico pedagógico, comissão de assistência estudantil e comissão própria de avaliação também participaram do momento de acolhida, no qual fizeram as apresentações e orientações pertinentes a cada setor.

Ao longo da semana foram disponibilizados aos estudantes tutoriais e apoio relacionados às seguintes ferramentas: E-mail Institucional, Google Classroom e Sistema Acadêmico do IFTO.

Acolhimento Estudantil Virtual

O Conselho Superior do IFTO (Consup) deliberou que o formato de ensino remoto será mantido na Instituição ao longo de todo o semestre de 2021, em razão do avanço da Covid-19. Nesse sentido, a recepção aos estudantes também tem como objetivo a orientação sobre essa modalidade de ensino.

No mês de fevereiro, os estudantes retornaram às aulas nas unidades de Palmas, Porto Nacional, GurupiDianópolis e Formoso do Araguaia. A unidade de Colinas do Tocantins fará ação de acolhimento no próximo dia 22 de março. 

Acolhimento Estudantil Virtual é uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e as unidades do IFTO. O momento é promovido conforme o calendário de cada campus e a programação conta com a participação de todas as pró-reitoras e do reitor do IFTO.

Cada  unidade é responsável por divulgar os meios de acesso aos eventos de acolhimento. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato via o e-mail: proen@ifto.edu.br