Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO sediará evento nacional na área Geofísica Espacial e Aeronomia

Notícias

IFTO sediará evento nacional na área Geofísica Espacial e Aeronomia

Evento ocorrerá de 19 a 23 de junho
por Kelinne Guimarães publicado: 10/05/2023 12h15 última modificação: 19/06/2023 08h27

No período de 19 a 23 de junho, a unidade de Araguatins do IFTO será um espaço de divulgação e discussões de trabalhos nas áreas de Geofísica Espacial, Aeronomia, Física e Astronomia, com a realização do IX Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). O evento será promovido pelo IFTO e pela Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) e terá a participação de pesquisadores brasileiros e do exterior. Fomentando assim, uma troca de experiências entre os estudantes envolvidos com atividades de iniciação científica e os pesquisadores, sendo possível gerar oportunidades de intercâmbio com instituições brasileiras e internacionais.

As inscrições para o  IX SBGEA estão abertas e seguem até o limite das vagas, no  endereço: https://sites.google.com/ifto.edu.br/sbgea/. O evento tem como público-alvo: estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores: Geofísica Espacial e Aeronomia, e suas interdisciplinaridades com as Engenharias e as áreas e subáreas da Meteorologia e da Ciência do Sistema Terrestre, Física, Ciência da Computação e Ciências Biológicas.

A programação do IX SBGEA reúne: palestras, exposição de trabalhos, mesa redonda e visita técnica ao observatório de física espacial, localizado na unidade de Araguatins. Confira aqui a programação completa do evento.

Com a escolha da unidade de Araguatins do IFTO como sede do evento, o SBGEA terá suas edições realizadas em todas as regiões do Brasil. O evento, que tem abrangência nacional, ocorre tradicionalmente  desde 2006.

Instituições que apoiam o evento

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Agência Espacial Brasileira (AEB), Universidade do Vale do Paraíba(Univap), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).