Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade Araguatins promove evento “Setembro: um mix de cores”

Notícias

Unidade Araguatins promove evento “Setembro: um mix de cores”

Saúde e Inclusão

Programação reuniu ações que em apoio ao compromisso pela vida, promoção à saúde e inclusão
por Kelinne Guimarães publicado: 02/10/2024 09h33 última modificação: 02/10/2024 09h33

 Anualmente é realizado na unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO),“Setembro Mix de cores”, que recebeu este nome por conta do mês de setembro trazer várias cores, que simbolizam movimentos em apoio ao compromisso com a vida, promoção à saúde e inclusão. Neste ano, a programação do evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, incluindo ações em apoio ao: Setembro Dourado: o combate ao câncer infanto juvenil; Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio; Setembro Verde; Luta da pessoa com deficiência; Setembro Lilás: Alzheimer e Longevidade; Setembro Azul: Desafios para inclusão do surdo; Setembro Vermelho: Doenças autoadquiridas, alzheimere e saúde do coração. Todas as ações foram idealizadas e coordenadas pelo pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). 

No dia 26, quinta-feira, a enfermeira da unidade de Araguatins, Polyanne Barbosa Silva, ministrou a palestra: Setembro Vermelho - Dia Mundial do Coração/ saúde e alimentação e setembro dourado, câncer infanto juvenil. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conferir, ainda, uma palestra com a Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Leidiane Alves Viana, relacionada ao Setembro Amarelo. 

 Para o dia 27, sexta-feira, foi preparada uma oficina com o tema: Setembro Surdo: sinalização em libras, conduzida pelo intérprete e coordenador do Napne, William Jhone Ferreira Dias. Na data, foi realizada, ainda, a apresentação da cartilha “Frutos da minha terra: Botânica em Libras” produzida pelo egresso do IFTO, José Fernando Ferreira de Sousa. O objetivo do material apresentado é tornar acessível ao surdo os sinais dos frutos, que são comuns na região do Bico do Papagaio e até mesmo no Tocantins, parte do Pará e Maranhão. 

Para a coordenação do Napne, o evento auxilia no processo de sensibilização da comunidade interna e externa do IFTO voltado aos cuidados com a saúde física e mental. Além disso, auxilia na propagação de informações, que contribuem com a inclusão de pessoas com necessidades específicas. 

Álbum do evento