Notícias
Simpósio dedicado à Geofísica Espacial e Aeronomia tem início no IFTO de Araguatins
Intercâmbio de saberes
O Simpósio Brasileiro de Geofísica Especial e Aeronomia (SBGEA) teve início nesta segunda-feira, 19, no Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O evento que tem como objetivo a divulgação científica nas áreas de geofísica especial, aeronomia e áreas correlatas, reúne a apresentação de resultados de estudos realizados no âmbito do Brasil e também no exterior. O fato de esta ter sido a primeira vez que o evento é realizado na região Norte foi destaque na fala das autoridades que participaram da solenidade de abertura do evento.
O reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, definiu o momento como histórico para a instituição e para a região Norte. "A programação científica do evento é recheada e muito bem qualificada, mas destaco também a programação cultural, que foi preparada com muito carinho pela nossa comunidade para aqueles que estão na região Norte pela primeira vez saiam daqui com a vivência e com a grande experiência de vida do que é estar na região Norte do Brasil", disse o reitor, que reforçou a necessidade da produção científica acadêmica para o desenvolvimento das comunidades do Norte. "Espero que com essa vivência compartilhada, reforce ainda mais a importância do trabalho desenvolvimento pela Sociedade", completou Antonio.
"Eu quero cumprimentar os gestores do IFTO por terem compreendido a importância de trazerem esse Simpósio para a região Norte do país". Foi com este reconhecimento que o presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA), Marlos Rockenbach da Silva, iniciou a sua fala. Ele reconheceu que o evento já é realizado há muitos anos e ressaltou: "faltava a região Norte e tivemos a grata surpresa da campanha dp Campus Araguatins para sediar este evento", candidatura que foi acolhida pelos integrantes da Sociedade.
O diretor-geral do Campus Araguatins, Claudio Galvão, ressaltou a importância da parceria para a realização do evento. "Este é um evento sediado no Campus Araguatins, porém realizado pela SBGEA e pelo IFTO. Precisamos do apoio de todas as unidades da instituição e tivemos esse apoio porque somos um só IFTO", reforçou o diretor.
O presidente do comitê organizador local do evento e professor do Campus Araguatins, Maukers Lima Dias, destacou a importância da realização do Simpósio na unidade. "O evento já foi realizado em todas as regiões do Brasil e, com esta edição, o objetivo de levar a ciência a todas as partes do país está sendo cumprido". Ele aproveitou a oportunidade para agradecer às instituições e pessoas que colaboraram para a realização do evento no campus.
A solenidade de abertura contou, ainda, com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina (Uemasul), Allison Bezerra Oliveira; do chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Comunicação da Agência Espacial Brasileira (AEB), André Luís Barreto Paes; e da diretora da Regional de Ensino de Araguatins (DRE), Joelma Vieira Lopes - representando algumas das entidades que apoiaram a realização do evento.
O evento conta com uma programação com diferentes espaços de discussão acerca de diversas temáticas que abrangem a geofísica espacial e a aeronomia - temas centrais do evento -, bem como a física, a astronomia e outras áreas correlatas e a aplicação dessas áreas na agricultura e no meio ambiente. O evento segue até sexta-feira, 23, com uma programação transmitida ao vivo no canal do Campus Araguatins no YouTube formada por palestras, sessões orais e de pôsteres
Para conferir a programação completa acesse o site do IX SBGEA.