Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidora do IFTO é selecionada por Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha

Notícias

Servidora do IFTO é selecionada por Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha

Intercâmbio

Iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conif e o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha
por publicado: 02/10/2024 07h54 última modificação: 02/10/2024 07h54

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) promoveu uma seleção, por meio do Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha, via edital CONIF/AI Nº 04, de 28 de fevereiro de 2024 em parceria com o  Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. E das vagas ofertadas pelo processo seletivo, uma foi conquistada pela servidora do Campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Mari Alves da Silva Falleiro. Ela embarcou para Espanha no dia 25 de setembro, onde atuará como Assistente Brasileira de Conversação, no período de oito meses em Cártama - Málaga.

O Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação tem como objetivo proporcionar uma familiarização com a língua e a cultura espanholas, contribuindo para enriquecer o ambiente educacional nos estabelecimentos de ensino na Espanha com a diversidade linguística e cultural do Brasil. 

Os assistentes brasileiros e conversação na Espanha terão ajuda de custo mensal de, no mínimo, 800 euros mensais, sendo que este valor pode aumentar em função do número de horas de trabalho e da Comunidade Autônoma de destino dos assistentes de conversação. 

A participação da servidora Mari Alves na seleção é um exemplo que para  alcançar um objetivo, o primeiro passo é tentar. Ela conta que quando teve acesso ao edital do Conif resolveu fazer a inscrição sem grandes expectativas, tanto que quando recebeu uma ligação informando que havia sido selecionada ficou sem acreditar. “Fiquei ao mesmo tempo emocionada e não entendendo direito o que estava acontecendo, aquilo tudo parecia um sonho, mas esse sonho se transformou em realidade, tanto é que já estou em Cártama, distrito de Málaga na Espanha”, declarou Mari. 

De acordo com a coordenadora de Relações e Assuntos Internacionais do IFTO, professora Poliana Brito, a participação da servidora do IFTO na chamada Conif é bastante significativa, porque demonstra que a instituição tem procurado aproveitar as oportunidades internacionais através da participação em editais de seleção como esse, o que oportuniza, conforme previsto em edital, “a familiarização com a língua e a cultura espanholas, contribuindo para enriquecer o ambiente educacional nos estabelecimentos de ensino na Espanha com a diversidade linguística e cultural do Brasil", disse Poliana.