Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serviço possibilita acesso a mais de 10 mil títulos por comunidade do IFTO

Serviço possibilita acesso a mais de 10 mil títulos por comunidade do IFTO

Biblioteca Virtual

publicado: 06/05/2024 16h03 última modificação: 06/05/2024 16h03

A comunidade acadêmica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem a possibilidade de acessar diversos títulos de livros por meio de alguns cliques e o melhor: gratuitamente. É que a instituição possui o serviço de biblioteca virtual “Minha Biblioteca” e nela estão disponíveis mais de 10 mil títulos de livros eletrônicos e/ou digitais.

O acesso é feito por meio do sistema Sophia Biblioteca, pelo link biblioteca.ifto.edu.br, ou pela versão aplicativo, disponível nos sistemas Android e IOS. Para entrar, basta utilizar login e senha de acesso do Sistema Único da Administração Pública, o Suap. Estudantes dos cursos técnicos que queiram acessar a biblioteca virtual devem dirigir-se, presencialmente, à biblioteca da sua unidade e manifestar o interesse. Após a solicitação, o cadastramento virtual será efetivado por meio da Diretoria de Gestão Educacional (DGE).

De acordo com a representante do setor que está ligado à Pró-reitoria de Ensino (Proen), Raquel Bezerra, a plataforma assegura a todos os estudantes e servidores do IFTO o acesso contínuo e de qualidade às mais diversas fontes de pesquisa, presentes nos acervos virtuais de aprendizagem, em tempo integral.

Entre as funcionalidades da biblioteca virtual, estão: cartões de estudo, ferramentas de marcação e anotação de texto, ferramentas de geração de citação e referência conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), possibilidade de acesso e leitura off-line, assim como, recursos de acessibilidade.

A comunidade tem acesso integral ao acervo da biblioteca virtual com os selos editoriais da Minha Biblioteca: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley e as Editoras parceiras: Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher, Atheneu, Boitempo, Global, Ícone, Neurus, Del Rey e Processo, podendo ser agregadas outras editoras que a Minha Biblioteca venha firmar parceria.

Mais informações sobre acesso e uso da Biblioteca Virtual podem ser obtidas nas bibliotecas locais de cada unidade, no portal do IFTO ou via e-mail: dge@ifto.edu.br

Confira um breve tutorial de como utilizar o serviço da biblioteca virtual.