Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Empreendedorismo Rural reúne profissionais da área agrícola, produtores rurais, estudantes e professores

Notícias

Seminário de Empreendedorismo Rural reúne profissionais da área agrícola, produtores rurais, estudantes e professores

Extensão

Evento é uma das atividades do projeto de extensão EngeAgro
por kelinne Guimarães publicado: 04/06/2022 13h51 última modificação: 19/10/2022 11h17

Com uma programação diversificada foi realizado o Seminário de Empreendedorismo Rural (SER 2022), nos dias 1 e 2 junho, no auditório Pioneiros da unidade de Araguatins do IFTO. O evento é uma das atividades do projeto de extensão EngeAgro e teve como parceiros: Sebrae, Sicredi, Ruraltins e Prefeitura de Araguatins. O SER 2022 reuniu profissionais da área agrícola, produtores rurais, estudantes e servidores do IFTO, que durante dois dias tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre empreendedorismo rural, a partir da sua conceituação, apresentação das oportunidades que esse segmento oferece e dos desafios de quem quer empreender no universo rural.

Durante o evento, as autoridades que compuseram a mesa de honra destacaram a relevância da realização de ações como o SER, que tem o potencial de despertar um novo olhar sobre as atividades econômicas rurais, apontando a possibilidade de melhorias e soluções.

No dia 1 de junho, a programação foi voltada para os estudantes, contando com: apresentação cultural; mesa redonda- “Agente de mudança: ensino, pesquisa e extensão”, que teve a participação dos professores do IFTO: Miguel Camargo, Erica Simonneti e Edvar Silva; Apresentação de casos de sucesso de egressos com os ex-estudantes do da EAFA/IFTO Araguatins, Eduarda Veiga e Edvan Abreu. Além disso, foi ministrada uma palestra sobre empresa júnior pelos estudantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Pedro Henrique Barbosa, Eduarda Vaz Braga e Lucas Douglas Costa Silva  que estão à frente da empresa Ecoagra Jr, no estado do Maranhão.

No dia 2 de junho, foi a vez dos produtores rurais e profissionais da área agrícola participarem do evento. Nesse dia, foram ministradas as palestras: “Desafios e oportunidades para o empreendedor rural” pelo Consultor do Sebrae e diretor da Mage Consultoria, Marcione Souza Braga, que é egresso da EAFA/IFTO Araguatins; Crédito Rural pelo Gerente da agência do Sicredi Araguatins, Wanderson de Andrade. Foram apresentados, ainda, casos de sucesso dos empreendedores: Antônio Marcos dos Santos da Hidroponia Santa Clara; Rosirene Martins Nunes da Chácara Pontalina, Adernicio Dias dos Reis da COOPFAM e Aline Corrêa da Silva, expondo alguns dados de suas pesquisas realizadas na feira ECOSOL.

De acordo com o coordenador do SER, Edvar Silva, a organização do evento teve início no mês de janeiro deste ano e sua realização foi possível graças ao empenho dos estudantes e colaboradores do projeto EngeAgro e a confiança das instituições parceiras que acreditaram no evento.

O acadêmico do 9º período de Engenharia Agronômica, Cleison Silvério, avalia o evento como positivo. Para ele foi uma oportunidade de ter um contato direto com produtores da região, além de enriquecer sua aprendizagem sobre a temática do seminário a partir dos conhecimentos trazidos pelos palestrantes e produtores.

A produtora rural, Rosirene Martins Nunes, acredita que o evento é uma forma de estimular nossas perspectivas de atuação nos produtores rurais.  "Tendo em vista que nossos produtores tem uma deficiência chamada "mudança de mentalidade " o seminário de extensão rural frisou muito bem como tema e proposta para empreender no meio rural. Uma vez que o mesmo trás um vasto conhecimento de como fazer o produtor : empreender,integrar ,intensificar seus sistemas de produção com os parceiros certos: Sebrae,senar,Ruraltins,IFTO e EngeAgro. Ano que vem estou pronta para ir de novo". Declarou com entusiasmo a produtora rural. 

O diretor-geral da unidade de Araguatins do IFTO, Claudio Galvão, parabenizou a equipe da EngeAgro pela idealização e execução do evento. Para ele, o Seminário de Empreendedorismo Rural possibilitou que seus participantes pudessem identificar suas características empreendedoras. O diretor destacou, ainda, que a programação do evento proporcionou uma troca de experiências entre importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico de Araguatins e região. 

Homenagem

 Durante a programação do evento, a equipe da EngeAgro homenageou o professor Miguel Camargo com a entrega de uma placa de agradecimento pelo trabalho prestado há mais de três décadas na EAFA/ IFTO Campus Araguatins.

Autoridades

Wylasmar Silva Lima e Ádria Silva de Sousa representando a entidade RURALTINS; Wanderson Souza Rocha representando a entidade SICREDI; Romisson Matias Santos representando o SEBRAE; Boleslaw Doroszewski Júnior representando a Prefeitura Municipal de Araguatins;