Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório de 2021 mostra perfil dos egressos do IFTO do último ano

Notícias

Relatório de 2021 mostra perfil dos egressos do IFTO do último ano

Pesquisa de Egressos

Questionário de 2022 já está disponível. Responda!
por Thâmara Filgueiras publicado: 05/08/2022 11h18 última modificação: 05/08/2022 18h23

O êxito educacional não está restrito à conclusão da formação profissional. Segundo relatório que investigou o perfil de ex-estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), importa saber como essas pessoas estão inseridas no mundo do trabalho e de que maneira a política educacional vem contribuindo para a empregabilidade e a consequente melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos egressos da instituição.

Tendo esse entendimento como um dos norteadores da Política de Educação Profissional e Tecnológica do IFTO, todos os anos é realizada uma pesquisa para conhecer o perfil daquelas pessoas que concluíram algum curso de formação na instituição. Os dados de 2021 ajudam a formar um perfil de quem se formou no IFTO. 673 pessoas responderam ao questionário e a partir das informações coletadas foi possível conhecer melhor o público atendido pelo IFTO.

O principal público do Instituto é de jovens entre 19 e 28  anos (62,7%), solteiros/as (71,9%), que se autodenominam pardos/as (57%), com predominância de mulheres (50,7%) em relação aos homens (49,3%). A qualidade do ensino oferecido pelo IFTO é o motivo da maioria das pessoas (51,8%) que responderam ao questionário terem optado pela instituição.

O relatório também mostra dados de empregabilidade e como a pandemia de Covid-19 afetou a inserção e/ou a permanência no mercado de trabalho. 30,95% das pessoas que concluíram curso informaram que trabalham na área de formação e um percentual igual informou que não trabalha na área, sendo que a principal motivação para isso é a falta de oportunidade, segundo declarou 19,8% das pessoas que responderam ao questionário.

A maioria das pessoas (54,1%) informou que recebeu auxílio emergencial durante o período mais crítico da pandemia. 55,2% também disse que a renda familiar não diminuiu nesse período e 56,4% declarou que manteve o emprego nesse período.

Os dados detalhados da pesquisa sobre a situação dos egressos do IFTO podem ser consultadas no Relatório 2021 - Pesquisa de Egressos do IFTO. As informações possibilitarão o desenvolvimento de ações para a adequação e melhorias relacionadas à oferta educacional e ao aperfeiçoamento da gestão e dos servidores das unidades do Instituto.

Pesquisa de egressos 2022

O questionário que visa identificar o perfil de estudantes que concluíram cursos no IFTO no último ano já está disponível.

Para responder, basta acessar o link https://bit.ly/3Q40qmU. As respostas auxiliarão no aprimoramento e/ou desenvolvimento de ações que promovam a melhoria da oferta do ensino e da inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.