Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proposta de educação transformadora é abordada no palco de abertura do Identidade IFTO

Notícias

Proposta de educação transformadora é abordada no palco de abertura do Identidade IFTO

Novos caminhos

Débora Garofalo fala sobre como as novas tecnologias podem contribuir para uma educação inclusiva
por Thâmara Filgueiras publicado: 24/10/2023 09h38 última modificação: 25/10/2023 13h23

A quinta edição do Identidade IFTO iniciou em grande estilo: com o auditório central do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lotado por estudantes, servidores e gestores da instituição, além de visitantes da comunidade externa de diferentes municípios do Estado. Todos esses públicos reunidos com o propósito de dar a largada a três dias de programação intensa e variada, desse que é o maior evento do IFTO.

As pró-reitoras de Administração, Juliana Queiroz, de Assuntos Estudantis, Márcia Adriana Ribeiro, de Ensino, Nayara Pajeú, de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Paula Karini Amorim,  o pró-reitor de Extensão, Milton Maciel, a diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski, e o reitor Antonio da Luz Junior abriram o evento com falas que ressaltaram o propósito e a importância do evento, que é a de mostrar para a sociedade aquilo que é a essência do IFTO: o tripé ensino, pesquisa e extensão, somado à inovação, arte e cultura, apoiados pela gestão de pessoas, de administração e jurídica.

Para dar início a um evento tão abrangente, a premiada educadora Débora Garofalo, idealizadora do projeto que se tornou uma política pública no Estado de São Paulo “Robótica com Sucata”, abordou o tema “Por uma educação criativa para todos”. Em sua palestra, a professora falou sobre os princípios da educação 5.0 e como ela pode contribuir para o modo como as pessoas aprendem e constroem conhecimento no século XXI. Cultura maker do faça você mesmo, computação, robótica e outras tecnologias que fazem parte do cotidiano das pessoas, criatividade, competências socioemocionais e metacognitivas estão entre os ingredientes dessa abordagem educacional que pretende colocar os estudantes no protagonismo da construção do seu próprio conhecimento.

“A aprendizagem criativa parte da aprendizagem que visa a solução de problemas reais”, explicou Débora. “Por muito tempo, nós tivemos uma educação bancária, com o conhecimento depositando em que o jovem não tinha protagonismo, nem autonomia. Trazer um novo estilo de educação é trazer significado e pertencimento para esse processo”, completou a palestrante. Ela compartilhou com o público a sua experiência com o projeto “Robótica com Sucata” primeiramente desenvolvimento em uma escola municipal de uma favela da cidade de São Paulo.

Em conjunto com a professora, estudantes de diferentes séries do ensino fundamental andaram pelo bairro para coletar os materiais que seriam utilizados nas aulas: uma boa quantidade do lixo que estava espalhado pelas ruas e, muitas vezes, impediam o acesso das crianças e dos jovens à escola e contribuíam para a proliferação de doenças. Depois disso, eles limparam os materiais e colocaram a “mão na massa” e começaram a construir carros de PET, papelão e outros materiais coletados com movimento autônimo, robôs e outros objetos. Todos eles a partir da união de conhecimentos de computação, robótica, das disciplinas tradicionais (como matemática, física, geometria e outras) e experiências pessoais e sociais.

Débora contou que a participação ativa dos estudantes nesse processo possibilitou a eles não só aprenderem mais, como sonharem com novos caminhos de aprendizagem e, o mais importante, com novas possibilidades de futuro. Também propiciou à professora de língua portuguesa “virar a chave” no próprio processo de ensinar ao se permitir aprender dentro do processo – um dos passos para uma educação inovadora, que utiliza a tecnologia como ferramenta de ensino e como propulsora do aprendizado.

O Identidade IFTO 2023 acontece até o dia 26, quinta-feira, no Campus Palmas, do IFTO, com uma programação repleta de atividades distribuídas entre os eventos que integram este que é o maior evento do IFTO e funciona como uma vitrine dos serviços oferecidos pela instituição: Afroidentidade; Integra, Ifestival, Jornada de Iniciação Científica e Extensão, Seminário Administrativo, além do Estande Cajuí.

Confira mais fotos do Identidade IFTO 2023.