Notícias
Propi debate com doutores a possibilidade de adesão a programas de mestrado
ProfEPT e ProfNIT
A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Diretoria de Pós-Graduação (Dirpos), se reuniu na última quinta-feira, 16, com professores do Instituto que possuem título de doutorado. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de participação do IFTO como instituição associada nos Programas de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).
De acordo com o diretor de Pós-Graduação, Stefan Oliveira, na ocasião, foram apresentados os procedimentos que têm sido utilizados para integração à rede de oferta dos mestrados Profissionais ProfEPT e ProfNIT. "Além disso, foi repassado que há a expectativa de que os procedimentos para adesão do IFTO como instituição associada aconteça no decorrer do primeiro semestre e, que no decorrer do segundo semestre, haja a adesão dos professores para compor o corpo docente dos cursos. Acredita-se que a seleção de estudantes aconteça no primeiro semestre de 2018", esclareceu.
Durante a reunião, foram apresentados e discutidos os programas, bem como a possibilidade de implantação no Instituto, de modo a sensibilizar o corpo docente para a necessidade de produção intelectual qualificada. Também houve debate sobre os editais de seleção para docentes e discentes. Estes, são elaborados e conduzidos pelas respectivas instituições responsáveis pelos programas, disponíveis para todo o país.
Segundo Stefan, o momento foi de discussão e socialização com o propósito de analisar a intenção, a disponibilidade, expectativas e implicações dos professores em participar. "Embora não seja uma decisão, houve consenso da importância da implantação dos cursos para toda a comunidade do IFTO", ressaltou.
Recomendações
A diretoria realizará uma pesquisa, com base em informações do currículo Lattes, e entrará em contato com aqueles possíveis professores doutores que venham a atender aos requisitos. Para tanto, pediu aos docentes que mantenham seus currículos atualizados, em especial, no que diz respeito às publicações e orientações.
"A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação tem estado em contato constante com as instituições promotoras dos programas de pós-graduação e dessa forma acreditamos ter acesso aos editais tão logo sejam publicados, para que assim, os professores interessados façam a juntada da documentação necessária para se inscrever", enfatizou Stefan, acrescentando que, em um outro momento, serão discutidos assuntos sobre local e infraestrutura caso os programas sejam implantados no IFTO.
Programas
As informações sobre os requisitos para participar dos programas estão disponíveis aqui: Programas de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).
Os interessados também podem consultar a Diretoria de Pós-Graduação por meio do seguintes contatos: e-mail dirpos@ifto.edu.br e telefone (63) 3229-2231.