Notícias
Projeto Reuso informa sobre postos de coleta
Reciclagem
Os realizadores do projeto intitulado "Reutilização de resíduos urbanos na produção de sabão como alternativa de geração de renda, criação de jardins e hortas, educação ambiental e social - REUSO" informa que já foram definidos dois postos permanentes de coleta do óleo de cozinha usado para fritura: o Campus Porto Nacional e a Escola Municipal Delza da Paixão. Os pontos de coleta foram criados para oferecer à sociedade de Porto Nacional um destino correto do óleo de cozinha gerado nas residências e empresas na cidade.
O óleo, após reciclagem, é reaproveitado por famílias em situação de vulnerabilidade social na produção de sabão artesanal. Além desse fator, o reaproveitamento possibilita um trabalho prático de educação ambiental aos estudantes nas instituições de ensino. Qualquer pessoa poderá reciclar o óleo de cozinha em sua residência ou empresa e depositar nos pontos de coleta. Já a retirada do óleo para o reaproveitamento somente será feito por meio de famílias cadastradas.
Desenvolvido pelo Campus Porto Nacional, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Escola Municipal Delza da Paixão e algumas empresas da cidade de Porto Nacional, o projeto REUSO tem, como um dos objetivos, discutir com a comunidade estudantil, famílias e comunidade local sobre a importância da conservação dos recursos naturais, como a água, o solo e o ar, por meio da reciclagem e do reaproveitamento de pneus e do óleo de cozinha usados.