Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Integrador incentiva a coleta seletiva no Campus Paraíso do Tocantins

Notícias

Projeto Integrador incentiva a coleta seletiva no Campus Paraíso do Tocantins

MEIO AMBIENTE

por publicado: 12/12/2023 19h08 última modificação: 12/12/2023 19h08

Os estudantes da 2ª série do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio desenvolveram no segundo semestre de 2023 o projeto integrador intitulado por “IFTO coleta seletiva: resíduo coletado, meio ambiente preservado” sob orientação da profa.  Dra. Rejane Freitas Benevides Almeida.

O projeto teve como objetivo promover a coleta seletiva no IFTO/Campus Paraíso, sensibilizando a comunidade para a problemática da disposição inadequada dos resíduos sólidos. Para tanto, foram instalados coletores em diversos pontos distribuídos ao longo do campus.

A professora Rejane explicou que o projeto teve início em agosto de 2023. “Inicialmente, os estudantes tiveram momentos em sala de aula onde foram apresentados conteúdos sobre a temática dos resíduos sólidos, sendo apresentados os impactos da disposição inadequada sobre o meio ambiente e saúde da população, as alternativas de destinação adequada e os desafios da destinação dos resíduos no Brasil”.

Segundo ela, os estudantes também realizaram visitas técnicas no lixão de Paraíso do Tocantins, no Aterro Sanitário de Palmas e na Associação de Recicladores de Paraíso, onde puderam ver na prática toda a problemática da disposição e tratamento dos resíduos.

“Após todo esse conhecimento, partiu-se para a prática do projeto, o qual envolveu as seguintes atividades: diagnóstico dos resíduos produzidos nas dependências do IFTO/campus Paraíso, confecção e otimização de coletores, confecção de folders/cartazes e materiais para divulgação, implantação dos pontos coletores e divulgação do projeto junto à comunidade” completou a professora.

Serão coletados pelo IFTO: papel/papelão, plástico, latinhas, tampinhas, pilhas e baterias. O papel/papelão e o plástico serão destinados à Associação de Recicladores de Paraíso do Tocantins. As latinhas serão utilizadas pelos estudantes para a arrecadação de fundos para a formatura. As tampinhas serão encaminhadas ao Hospital do Amor e as pilhas e baterias serão coletadas pela Prefeitura de Paraíso.

É importante mencionar que a maioria dos materiais utilizados para a confecção dos coletores foram reaproveitados de materiais que a instituição já possuía, tais como: caixas, tambores, entre outros, os quais foram customizados pelos estudantes.

Foram implantadas caixas coletoras de papel em todas as salas de aula e setores do IFTO e, também foram instalados coletores de papel/papelão, plástico, tampinhas, latinhas e pilhas em pontos estratégicos da instituição.