Notícias
Projeto do IFTO cria associação de catadores e posto de coleta seletiva em Araguatins
Sustentabilidade
Idealizada e criada através de um projeto de extensão do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA) comemorou, nesse mês de agosto, o recebimento de doação, por parte do município, de um terreno para a construção de sua sede definitiva. Com a sede própria, os catadores terão melhores condições de trabalho e, além disso, poderão armazenar e comercializar de forma adequada o material recolhido, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município de Araguatins.
Para a coordenadora do projeto de criação da associação, Raimunda Vieira, a doação do terreno é uma conquista não somente para os catadores, mas para toda a população de Araguatins, uma vez que o fortalecimento da Associação de Catadores proporcionará a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem. Raimunda aproveitou o momento, para agradecer o empenho da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para que a doação ocorresse.
Raimunda lembrou que o próximo passo consiste na construção do galpão, seguido da aquisição de equipamentos e gestão da associação. A ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo campus, titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”. O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM.
“Me orgulho de dizer que temos um local para fazer nosso trabalho de reciclagem, agora vamos trazer mais catadores para nossa associação”, com essa declaração o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Osmando de Sousa, recebeu com alegria das mãos do Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, a lei sancionada que garante a doação de um lote à ACMRA para construção de sua sede definitiva, localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.
Já o prefeito, Cláudio Santana, fez questão de destacar que a destinação do lixo gerado nas cidades é um problema mundial, o que torna ainda mais relevante o trabalho dos catadores, no sentido de amenizar essa situação, contribuindo com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza da cidade. Dessa forma, a prefeitura trabalhou para que a doação do lote para construção da sede da ACMRA fosse concretizada. Claudio informou, ainda, que a prefeitura discutirá com a Associação a celebração de um termo de cooperação para auxiliar na construção da estrutura física de sua sede.
Posto de Coleta Seletiva
O mesmo projeto possibilitou a implantação de um posto de coleta seletiva em Araguatins, que antes não existia. O posto está localizado em frente a Câmara Municipal, na praça Benjamim Fernandes.
Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva . Diante dessa necessidade foi realizada uma reunião com o prefeito, Claudio Santana, que se comprometeu a prospectar uma área que pudesse ser doada e que atendesse às necessidades da ACMRA. Posteriormente, foi elaborado pela prefeitura um projeto de doação do lote e submetido a aprovação da câmara de vereadores. Após aprovação da câmara o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Cláudio Santana.