Notícias
Projeto da unidade Porto Nacional conquista bolsa em Mostra Nacional de Robótica
Inovação
Uma importante conquista encerra o ano da equipe de robótica Mr. Robot Club, da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Entre 160 trabalhos submetidos, o grupo foi um dos 50 premiados na Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2020, realizada virtualmente durante o mês de novembro. Como prêmio, a equipe receberá uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) – CNPq, pelo período de 12 meses.
Na MNR 2020, a equipe apresentou o SisLêncio, um sistema para controle de ruído de ambientes fechados, como bibliotecas, hospitais e qualquer outro espaço que exija silêncio. Ele funciona emitindo um sinal sonoro quando determinado nível de ruído é atingido. Ao contrário de produtos de proposta semelhante, o dispositivo desenvolvido na unidade tem baixo custo, chegando a custar menos da metade do valor de mercado.
O projeto foi criado em 2019 a partir de uma demanda apresentada pelo bibliotecário da unidade, Manoel Nazareno. Ele relatava o barulho causado, por alguns usuários da Biblioteca Raquel de Queiroz, que atrapalhava a concentração dos demais frequentadores do espaço. Para minimizar esse incômodo, os membros da equipe Mr. Robot Club começaram a estudar e pesquisar possibilidades de solução até chegarem ao primeiro protótipo do SisLêncio.
Sob coordenação do professor Dêmis Carlos Fonseca, os estudantes Rafael Sebastião Avelino e João Pedro de Souza, ambos do curso técnico em Informática para Internet da unidade Porto Nacional, e João Paulo Aires, do curso Engenharia Elétrica da unidade Palmas, desenvolveram o dispositivo e, ainda em 2019, conquistaram uma bolsa ICJ-CNPq na edição da MNR daquele ano. Com o prêmio, eles continuaram aprimorando o SisLêncio, tornando a versão 2020 do produto ainda mais robusta e funcional.
Durante este ano, a equipe precisou fazer algumas adaptações na logística dos trabalhos para implementar as melhorias necessárias ao projeto. “Neste ano, o desafio foi o distanciamento para se fazer os testes. Com isso, o dispositivo ficou viajando de casa em casa, onde testávamos e nos encontrávamos, via webconferência. Já chegando em novembro, perto da apresentação na MNR, nos reunimos no laboratório do campus para a impressão 3D da capa do produto e os testes em laboratório”, explica o coordenador Dêmis Carlos Fonseca.
Com a bolsa conquistada em 2020, os planos da equipe para o próximo ano são voltados para o melhoramento da versão atual do dispositivo, o que inclui implementação de novos e maiores acessórios ao protótipo e a realização de testes em ambientes maiores e com mais frequentadores.
Mostra Nacional de Robótica
A MNR é uma Mostra Científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Entre os objetivos da Mostra estão a promoção e valorização do aprendizado interdisciplinar, colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação; propiciar o desenvolvimento e a difusão de metodologias para o ensino com robótica; divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área de Robótica, Automação e Engenharia, entre outros.