Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas desenvolvidos no IFTO para medição da qualidade do ar e otimização na produção de concreto são certificados pelo INPI

Notícias

Programas desenvolvidos no IFTO para medição da qualidade do ar e otimização na produção de concreto são certificados pelo INPI

Propriedade intelectual

Unidades de Paraíso do Tocantins e Palmas são responsáveis pelos programas
publicado: 28/09/2023 11h15 última modificação: 29/09/2023 15h00

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) conta agora com 23 ativos de propriedade intelectual, pois na terça-feira, 26, foram certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mais dois softwares: RedeClima e AgregaLab, com eles já são 13 softwares e 10 patentes (invenção e modelo de utilidade).

Os softwares registrados, sendo um produto desenvolvido na instituição, podem ser considerados fruto da missão institucional de gerar e transferir tecnologia para o desenvolvimento do estado do Tocantins, além do fato de que a propriedade intelectual registrada eleva as chances de propiciar a geração de benefícios na exploração, uma vez que ela garante exclusividade de uso aos responsáveis pelos programas, garantido que eles não sejam  utilizados ou copiados por terceiros sem autorização. 

O software RedeClima é uma ferramenta desenvolvida a partir do desafio de medição da qualidade do ar. O software abarcará o protótipo da micro-estação, uma aplicação web para visualização dos dados e um webservice para recepção de dados em servidor, o software pode ser utilizado como uma tecnologia para construção de uma base de conhecimento a respeito dos microclimas de uma cidade, é também, uma ferramenta eficaz, com alto potencial para subsidiar novas pesquisas dentro e fora da instituição. RedeClima foi desenvolvido pelo professor Fábio Silveira Vidal, da unidade de Paraíso, e pelo egresso de graduação Marques de Souza Almeida.

Já o software AgregaLab é um aplicativo mobile para auxiliar acadêmicos e profissionais da área na obtenção dos resultados dos ensaios de granulometria, densidade e massa unitária de agregados destinados a utilização em concreto conforme as NBRs 17054/2022, 16916/2021 e 16972/2021. Conforme os autores o programa de computador tem aplicação no estudo da caracterização tecnológica dos agregados para utilização em concreto. AgregaLab foi desenvolvido pelos professores Adriano dos Guimarães de Carvalho e Antonio Rafael de Souza Alves Bôsso, da unidade de Palmas, e pelo aluno de graduação Gustavo Yuji Ito, campus Palmas.

Vitrine Tecnológica do IFTO

Esses aplicativos, assim como outros produtos e programas inovadores que constam no portfólio tecnológico do IFTO já estão publicados em uma plataforma digital que está em fase de implantação: o Portal Integra. Além disso, o portal permitirá que empresas e outras instituições possam conhecer melhor os serviços ofertados pelo IFTO, assim como seu pessoal especializado, a fim de firmar parcerias.

A Vitrine Tecnológica do IFTO apresenta os produtos desenvolvidos em projetos de pesquisa, ensino ou extensão, protegidos ou não, e passíveis de transferência, licenciamento ou desenvolvimento conjunto com empresas ou instituições interessadas e poderá ser acessada pelo endereço eletrônico: https://integra.ifto.edu.br/tecnologias