Notícias
Professores do IFTO se reúnem para último encontro do curso "Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos"
Evento
Na manhã desta sexta-feira, 4, está acontecendo no auditório da reitoria, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o último encontro presencial do curso Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (PBL), promovido pela professora Erna Denzin.
O curso surgiu com o objetivo de compartilhar com os professores do IFTO e alguns alunos de licenciaturas, as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por escolas do país que é referência em educação no mundo, a Finlândia. A professora Erna teve a oportunidade de conhecer a forma de ensino diferenciada e as práticas finlandesas por meio do Programa Professores para o Futuro III, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Neste último encontro, os professores do IFTO apresentarão os resultados da aplicação dos métodos PBL que utilizaram nos campi com os alunos do Instituto. “A proposta do curso é aprender fazendo, e por isso, a aplicação dos métodos compreendidos aqui foi fundamental”, disse Erna.
A professora também destaca a participação dos alunos de licenciaturas. “Aqui temos alguns alunos dos cursos de licenciatura em Química e Matemática, e a participação deles foi muito importante tendo em vista que ainda serão professores em outras instâncias, e então poderão mudar a metodologia escolar tradicional e adotar a metodologia colaborativa”, concluiu.
Método PBL
Por meio deste método, o professor enxerga o conteúdo como uma consequência para o aprendizado, os objetivos principais são aprimorar as competências do aluno, explorar suas afinidades e não somente prepará-lo para o mercado de trabalho, mas para os problemas do cotidiano. Este método utiliza exercícios que abordam diversas disciplinas em uma mesma problemática para que o aluno encontre a solução por diferentes caminhos.