Notícias
Professora da Unicamp ministra curso sobre planejamento experimental
Pesquisa
"Minimizar ensaios e produzir mais assertividade e confiabilidade nos resultados", esse é o principal objetivo da ferramenta estatística apresentada pela professora Maria Isabel Rodrigues, da Universidade de Campinas (Unicamp). Entre os dias 20 e 23 de setembro ela ministrou o curso Planejamento Experimental e Otimização de Processos para pesquisadores de diversas instituições tocantinenses, em especial, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A metodologia apresentada pela professora tem um diferencial pois reduz o número de ensaios e gera modelos com interpretação estatística, o que garante mais confiança à pesquisa. Os professores Giulliano e Sérgio Queiroz, do IFTO e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), respectivamente, estão utilizando a ferramenta nos seus ensaios para finalização do doutorado.
Em síntese, eles estão buscando tecnologias de tratamento do lodo das Estações de Tratamento Água (ETA), segundo os pesquisadores, o uso da ferramenta Estatística de Delineamento de Experimentos (DOE) reduziu o número de ensaios de 1000 para 99.
Origem do curso
O curso surgiu do projeto: Caracterização da taxa de decomposição da matéria orgânica nos ecossistemas fluviais de cabeceira e sua interação com usos do solo e características físicas e hidrossedimentológicas nas microbacias hidrográficas do Ribeirão Taquaruçu Grande, Estado do Tocantins, coordenado pela professora Cláudia da Silva Aguiar Rezende.
A professora concorreu à seleção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), por meio do Edital nº 16/2012 e Termo de Outorga nº 8/2014 e submeteu a proposta para realização do curso Planejamento Experimental e Otimização de Processos.