Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora apresenta panorama de estudo desenvolvido em intercâmbio na Irlanda

Notícias

Professora apresenta panorama de estudo desenvolvido em intercâmbio na Irlanda

Troca e experiências

Ideia é que seja ofertado o curso de extensão para explorar os temas estudados
por Kelinne Guimarães publicado: 30/09/2024 08h41 última modificação: 30/09/2024 09h55

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) teve uma representante na especialização em Liderança e Gestão Educacional no Mary Immaculate College, instituição de ensino situada em Limerick, na Irlanda. A professora Mirelle da Silva Freitas foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica, na Irlanda, para realizar a especialização entre 2023 e 2024. A proposta do programa é ofertar capacitação dos profissionais que atuam em sala de aula, na direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas da rede pública de educação básica. 

Durante a experiência de capacitação, a docente teve a oportunidade de desenvolver habilidades em liderança e gestão pedagógica. E desde o seu retorno ao Brasil, em junho deste ano, tem apresentado o panorama de estudo desenvolvido na Irlanda, em algumas unidades do IFTO. No mês de setembro, a professora Mirelle ministrou as palestra: Liderança, mentoria e formação de professores: desafios e perspectivas para o IFTO, no Encontro de Licenciatura do IFTO e Liderança em instituições de ensino: vivências na Irlanda, no Conecta Palmas. Além disso, visitou a Reitoria do IFTO com a intenção de compartilhar com outros educadores suas experiências em liderança no contexto educacional, a partir do intercâmbio realizado na Irlanda. 

Segundo  Mirelle da Silva, a ideia é que em 2025 seja ofertado o curso de extensão para explorar com maior profundidade os temas estudados, no decorrer de seu intercâmbio na Irlanda, com a comunidade interna e externa do IFTO. 

"Meu compromisso como servidora pública é atuar como multiplicadora, compartilhando minhas experiências e conhecimentos adquiridos", destacou a professora Mirelle.