Notícias
Professor do IFTO ganha Concurso de Pitch na Arena do Conhecimento
Inovação
Com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica, o professor Marcus André Oliveira, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolveu a tecnologia Simemap, que consiste no monitoramento detalhado do consumo, seja de energia elétrica ou de água. A proposta apresentada no Concurso de Pitch, durante a Arena do Conhecimento, ganhou o primeiro lugar da competição de ideias.
"Eu comecei a ideia na minha casa, há três anos trouxe como projeto de pesquisa para o Campus Palmas, com o objetivo de evitar o desperdício de energia elétrica, mas esse é apenas um dos itens que pode ser controlado e monitorado pelo sistema, pois ele é muito versátil", ressalta o professor Marcus André.
O professor enfatiza ainda que a incubação está auxiliando na diminuição dos custos, no desenvolvimento dos produtos e na comercialização do sistema, que em breve, será lançado no mercado.
A Simemap é a primeira empresa incubada, no modelo residente, no âmbito do IFTO. "Estamos orgulhosos em perceber que começamos o nosso projeto de incubação residente com bons resultados", destaca a pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Paula Karini Amorim.