Notícias
Professor do Campus Palmas apresenta resultados de pesquisa em Amsterdã
Evento Científico
O professor mestre Bruno Machado Carneiro participou da XXV Conferência de Sensoriamento Remoto para Agricultura, Ecossistemas e Hidrologia, considerada a principal conferência europeia para investigadores e cientistas envolvidos em tecnologias emergentes de sensores que permitem o monitoramento atmosférico e a observação dos ecossistemas terrestres por satélite. O evento ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro de 2023 na capital da Holanda.
O docente do Campus Palmas apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa para o doutorado em Geografia da Universidade de Brasília (UnB) em conjunto com os pesquisadores do Laboratório de Sistemas de Informações Espaciais (LSIE). A apresentação demonstrou a viabilidade da utilização de imagens do Satélite Sentinel-1 para diferenciação fenológica das áreas de plantação de soja e feijão subirrigado no período de estiagem nas planícies tropicais da bacia do Rio Formoso. A pesquisa em andamento faz parte das pesquisas cadastradas no Campus Palmas e em 2022, contou com o apoio do IFTO e a participação de alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integrado (EMI) de Agrimensura.
De acordo com o professor, a experiência ultrapassou suas expectativas e demonstrou que ele e os demais pesquisadores estão caminhando na direção certa. “Na oportunidade pudemos assistir e debater com pesquisadores de outros países como Alemanha, Japão, México, Portugal e China sobre metodologias de mapeamento da produção agrícola com imagens de satélite que utilizam técnicas de aprendizado de máquinas (machine learning) e aprendizado profundo (deep learning)”.
O evento oportunizou também um debate com as principais agências espaciais do mundo, tais como a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), que discutiram possíveis avanços na área do sensoriamento remoto, especialmente no setor de imagens de Radar de Abertura Sintética com a fusão de imagens de sensores ópticos, que têm auxiliado no mapeamento da produção agrícola mundial.
Experiência
O professor afirma que o momento foi enriquecedor e destacou a importância da ocasião. “Essa experiência é ampliada quando temos a oportunidade de participar e apresentar nossas pesquisas em eventos internacionais realizados em outros países, onde além do conhecimento técnico científico temos a oportunidade de vivenciar novas culturas e conhecer algumas questões que trabalhamos com nossos alunos em sala, tais como: controle de imigrantes na entrada de países da União Europeia, o sistema público de transporte e a grande diversidade étnica que está presente nesses países”.
(Por Setor de Comunicação do IFTO/Palmas)