Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Palmas apresenta resultados de pesquisa em Amsterdã

Notícias

Professor do Campus Palmas apresenta resultados de pesquisa em Amsterdã

Evento Científico

Os resultados são frutos de uma das etapas da pesquisa de doutorado do professor
por publicado: 14/09/2023 15h42 última modificação: 14/09/2023 15h42
Os resultados são frutos de uma das etapas da pesquisa de doutorado do professor

Os resultados são frutos de uma das etapas da pesquisa de doutorado do professor

O professor mestre Bruno Machado Carneiro participou da XXV Conferência de Sensoriamento Remoto para Agricultura, Ecossistemas e Hidrologia, considerada a principal conferência europeia para investigadores e cientistas envolvidos em tecnologias emergentes de sensores que permitem o monitoramento atmosférico e a observação dos ecossistemas terrestres por satélite. O evento ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro de 2023 na capital da Holanda.

O docente do Campus Palmas apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa para o doutorado em Geografia da Universidade de Brasília (UnB) em conjunto com os pesquisadores do Laboratório de Sistemas de Informações Espaciais (LSIE). A apresentação demonstrou a viabilidade da utilização de imagens do Satélite Sentinel-1 para diferenciação fenológica das áreas de plantação de soja e feijão subirrigado no período de estiagem nas planícies tropicais da bacia do Rio Formoso. A pesquisa em andamento faz parte das pesquisas cadastradas no Campus Palmas e em 2022, contou com o apoio do IFTO e a participação de alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integrado (EMI) de Agrimensura.

De acordo com o professor, a experiência ultrapassou suas expectativas e demonstrou que ele e os demais pesquisadores estão caminhando na direção certa. “Na oportunidade pudemos assistir e debater com pesquisadores de outros países como Alemanha, Japão, México, Portugal e China sobre metodologias de mapeamento da produção agrícola com imagens de satélite que utilizam técnicas de aprendizado de máquinas (machine learning) e aprendizado profundo (deep learning)”.

O evento oportunizou também um debate com as principais agências espaciais do mundo, tais como a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), que discutiram possíveis avanços na área do sensoriamento remoto, especialmente no setor de imagens de Radar de Abertura Sintética com a fusão de imagens de sensores ópticos, que têm auxiliado no mapeamento da produção agrícola mundial.

Experiência

O professor afirma que o momento foi enriquecedor e destacou a importância da ocasião. “Essa experiência é ampliada quando temos a oportunidade de participar e apresentar nossas pesquisas em eventos internacionais realizados em outros países, onde além do conhecimento técnico científico temos a oportunidade de vivenciar novas culturas e conhecer algumas questões que trabalhamos com nossos alunos em sala, tais como: controle de imigrantes na entrada de países da União Europeia, o sistema público de transporte e a grande diversidade étnica que está presente nesses países”.

(Por Setor de Comunicação do IFTO/Palmas)