Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa revela que salário mínimo deveria ser 4,3 vezes superior para cobrir custo familiar em Palmas

Realizada pelo Naepe e o IF_Consulting

Estudo analisou Índice Inflacionário e Salário Mínimo
por Eliane Vieira publicado: 30/06/2022 17h58 última modificação: 19/10/2022 11h20
Pesquisa feita pelo Naepe e IF_Consulting

Para subsidiar a informação e o conhecimento sobre o custo de vida e o orçamento das famílias residentes na capital e suas imediações, o Núcleo Aplicado de Estudos e Pesquisas Econômicas (Naepe) e o IF_Consulting (Escritório Modelo de Gestão e Negócios - IFTO), do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizaram a pesquisa: Índice Inflacionário e Salário Mínimo Necessário em Palmas-TO, referente ao mês de junho/2022.

O estudo foi desenvolvido pelos professores Dr. Autenir Carvalho de Rezende (economista e coordenador da pesquisa) e Me. Silas José de Lima, com a colaboração da estudante do curso de Bacharelado em Administração, Eduarda Almeida Miranda. Como objetivos, a pesquisa buscou aferir o custo da Cesta Básica de Alimentos em Palmas; acompanhar a evolução temporal dos preços dos alimentos da Cesta Básica; estimar o Salário Mínimo Necessário à satisfação das necessidades básicas da família (conforme legislação federal); verificar o número de horas de trabalho necessárias para o trabalhador remunerado por salário-mínimo adquirir a Cesta Básica de Alimentos, e ainda; traçar paralelos entre os resultados encontrados e números da conjuntura econômica nacional.

A pesquisa foi realizada em 24 estabelecimentos de Palmas e considerou o valor de 12 itens, que compõem a cesta básica. Como resultados o estudo revelou que o preço da Cesta Básica de Alimentos (CBA) suficiente para atender às necessidades básicas de um trabalhador palmense durante o mês de junho de 2022 foi de R$ 622,88. Assim, para comprar uma cesta básica em junho de 2022, o trabalhador comprometeu 56% do salário mínimo e precisou cumprir uma jornada de trabalho correspondente à 122 horas e 54 minutos.

Custo familiar

Já o custo familiar equivalente da Cesta Básica de Alimentos no mês de junho de 2022, em Palmas, correspondeu ao valor de R$ 1.868,64. Neste caso, trata-se de quantidade suficiente de produtos para atender às necessidades alimentares básicas da família, que conforme convecção metodológica refere-se a um casal de adultos e duas crianças. Deste modo, o valor do Salário Mínimo Necessário para a satisfação dos preceitos constitucionais (conforme Decreto Lei no 399/38) no município de Palmas durante o mês de junho de 2022 deveria ter sido equivalente a R$ 5.232,82. Ou seja, 4,3 vezes superior ao valor do salário - mínimo bruto vigente em 2022, que é de R$ 1.212,00.

A pesquisa está disponível ao público e pode ser acessada pelo site: https://sites.google.com/ifto.edu.br/ifconsulting