Notícias
Parceria entre IFTO e Polícia Militar é celebrada durante a posse dos novos soldados
Diploma de nível superior
Mayana Matos
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) marcou presença na posse dos alunos-soldados da Polícia Militar do Tocantins, realizada na tarde desta segunda-feira, 21, na Praça dos Girassóis.
O IFTO vai ofertar Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública aos alunos-soldados. A parceira entre as instituições é celebrada por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 39/2021/REI/IFTO. O curso terá 1600 horas-aula, atendendo à carga horária mínima exigida para esse tipo de certificação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos do MEC. Terá duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses.
O curso será ofertado nos seguintes municípios: Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional, Guaraí, Tocantinópolis, Arraias e Miracema.
A nova turma vai sair do Curso de Formação de Praças (CFP) com diploma de nível superior. Essa mudança contribuirá para a elevação do nível de qualificação dos policiais militares e beneficiará diretamente a sociedade tocantinense. "Esse passo pioneiro que a Polícia Militar está dando merece o reconhecimento de toda a população, que receberá o retorno desse processo de formação. Nós, enquanto IFTO, nos sentimos muito honrados por participar desse momento histórico", disse, em seu momento de fala, o reitor Antonio da Luz Júnior, agradecendo pela parceria.
Acompanharam o reitor, a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú; o diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário; do diretor-geral do Campus Araguaína, Cristiano Fernandes; professores do Campus Palmas, Daniel Marra e Nile William; o chefe de gabinete do reitor, Milton Flores e o coordenador-geral do curso, Josuan de Carvalho.
Na ocasião, o comandante-geral da PMTO, Coronel Julio Manoel da Silva Neto, falou da importância de oferecer formação com nível superior aos novos integrantes e agradeceu a parceria feita com o IFTO neste processo de capacitação.
A posse contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; autoridades políticas municipais, estaduais e federais; autoridades da corporação militar e familiares dos empossados.