Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Os três Campi Avançados do IFTO passam a ser Campi e ampliarão oferta de vagas

Notícias

Os três Campi Avançados do IFTO passam a ser Campi e ampliarão oferta de vagas

Consolidação

Com a mudança, o IFTO terá mais vagas para estudantes e servidores, nos municípios em que essas unidades estão localizadas
por Thâmara Filgueiras publicado: 21/01/2025 10h23 última modificação: 21/01/2025 10h23
Exibir carrossel de imagens Parabéns aos novos Campi do IFTO!

Parabéns aos novos Campi do IFTO!

Criados no processo de Expansão da Educação Superior e Profissional e Tecnológica 2013/2014, os Campi Avançados deFormoso.jpeg Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), passam, agora, a ser Campi do IFTO. A alteração de tipologia foi formalizada pela Portaria MEC nº 34, de 17 de janeiro de 2024. 

A mudança não altera somente o nome das unidades, mas impacta no modo com que elas passarão a ser estruturadas, resultando na ampliação da capacidade de atendimento à sociedade. O reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, comemorou a publicação da Portaria. "Estamos em festa no IFTO! A alteração na tipologia fortalece não só essas três unidades, mas todo o IFTO, que se consolida ainda mais na prestação de um serviço de excelência para toda a comunidade tocantinense e de Estados vizinhos", celebrou o reitor.

Entre as mudanças que resultam da alteração de tipologia de campus avançado para campus está a ampliação de vagas e, consequentemente, a possibilidade de oferta de novos cursos. Isso porque a nova estrutura aumenta o quadro de servidores e, consequentemente, de vagas para estudantes. 

Lagoa.JPGAs três unidades dobram sua capacidade de oferta de vagas, passando de 400 para 800; já o número de servidores passa a ser 40 docentes e 26 técnicos administrativos em Educação (TAEs), no total, ao invés dos 20 docentes e 13 TAEs até então vigentes.

O reitor também enalteceu o trabalho realizado pelas equipes das unidades. "A alteração de tipologia dos nossos três campi é resultado de muito trabalho de todas as comunidades, que desde o momento da publicação da Portaria com os requisitos para a mudança, se empenharam em realizar um planejamento e executá-lo com perfeição", disse o reitor.

MENEZESJR - Fotos do Campus.pngA agora diretora-geral do Campus Pedro Afonso, Mírian Peixoto, também celebrou a conquista e afirmou que a mudança de tipologia "era um grande sonho que agora se tornou realidade". "Isso representa um marco histórico para toda a comunidade do Campus Pedro Afonso. Esse avanço reforça nosso compromisso em oferecer educação de qualidade e oportunidades ainda mais amplas para nossos estudantes e a região", completou a diretora-geral.