Notícias
Oficina propõe uso de fertilizantes organominerais para atender objetivos sustentáveis
Identidade IFTO 2023
Como parte excepcional da programação do Identidade IFTO 2023, foi realizada, na noite desta quarta-feira, 25, no auditório central do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma oficina que teve como objetivo demonstrar como a agricultura pode estar alinhada aos princípios da sustentabilidade. Sob o título "Fertilizantes organominerais e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável no Tocantins", representantes de uma empresa que trabalha com fertilizantes minerais apresentaram os benefícios desses produtos para o meio ambiente.
Cláudio Monteiro e Hellen de Freitas falaram dos desafios enfrentados por agricultores em todo o Brasil e, em especial, no Estado do Tocantins, para alcançar os objetivos propostos pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os oficineiros focaram na demonstração da importância dos fertilizantes organominerais para a redução ou até mesmo a neutralização da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Produzidos a partir de rochas, que fornecem os nutrientes necessários para adubar o solo, os fertilizantes organominerais apresentam bons desempenhos quanto a eficiência agronômica por tornar os nutrientes mais disponíveis para as plantas por um período mais prolongado.
A oficina foi proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidades e Especificidades Regionais (Geder) - um dos grupos de pesquisa do IFTO, que congrega pesquisadores de diversas áreas com foco dos estudos na heterogeneidade e diversidade das diferentes regiões brasileiras.