Notícias
Neabi promove palestra sobre experiência em coletivo social
Vivência
Na próxima sexta-feira, 2, às 19h30, será realizada uma palestra com a militante do Coletivo de Mulheres Negras e Populares de Porto Nacional Luciana Pereira de Souza. A ação é promovida pelo Núcleo de estudos afro-brasileiro e indígenas (Neabi) do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A ação será no formato de conversa-palestra para que haja interação com o público e, assim, produção de aprendizado sobre as vivências de um coletivo. Nesse sentido, Luciana Souza compartilhará as demandas e ações realizadas e propostas pelo movimento do qual faz parte.
De acordo com a presidente do Neabi local, Marilene Dantas Sepulvida, o objetivo da palestra vai além de conhecer a dinâmica de um movimento social, mas sim, “ganhar profundidade com a dimensão pragmática da ação política. Partimos da hipótese de ser essa uma demanda capaz de abranger uma parcela majoritária da população nacional, promovendo, do ponto de vista teórico, uma capacidade de alteração profunda em suas estruturas sociais, para além das demandas legais estabelecidas no campo dos Direitos Humanos”, detalha.
A conversa-palestra será realizada na sala 19 do bloco II do Campus Porto Nacional e é aberta à comunidade acadêmica e externa.
O que é um Coletivo?
Coletivo pode ser definido como um grupo de pessoas que compartilham ou são motivadas por pelo menos um problema ou interesse comum. As atividades, geralmente, têm fins sociais ou políticos.
Sobre o NEABI
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) é um órgão de natureza consultiva, propositiva e deliberativa no âmbito do Campus. O Neabi do Campus Porto Nacional tem por missão analisar, articular, promover, assessorar e acompanhar atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão relacionadas a temática 'História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, à Educação das Relações Étnico-Raciais e às Políticas Afirmativas de Promoção da Diversidade e Igualdade Étnico-Racial.
Atualmente, os membros que compõem o Neabi estão discutindo a elaboração do regulamento, além de ações que promovam visibilidade ao núcleo e suas pautas de modo a engajar a comunidade nas atividades, não limitando as discussões às datas comemorativas de alusão ao povo negro e aos indígenas.
O Neabi local pode ser contatado por meio do endereço de e-mail neabi.porto@ifto.edu.br.