Notícias
Napne da unidade de Gurupi promove ações em comemoração aos 22 anos da Lei de Libras
No dia 24 de abril foi comemorado o Dia Nacional da Libras, a lei completou 22 anos de aprovação, e ganharam destaque os avanços e desafios na luta para garantir o acesso e uso da Libras, consequentemente, o direito linguístico e a inclusão da comunidade surda nos mais diferentes espaços sociais. Ciente da relevância da data, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), da unidade de Gurupi do IFTO, promoveu o projeto de extensão: “Exposição: Lei de Libras - 22 anos, fazemos parte dessa história”, no período de 24 a 26 de abril, no espaço de convivência do Bloco 5.
O evento contou com a exposição uma linha do tempo, que relatou história dos surdos desde 500 a.c até meados dos anos 2000, ressaltando como os surdos eram encarados pela sociedade, os movimentos sociais, e as conquistas que o povo surdo teve ao longo do tempo. Sendo, ainda, disponibilizado um espaço interativo com vários códigos Qr code que davam acesso a jogos no kahoot desenvolvidos pela equipe do Napne.
Os visitantes da exposição tiveram, também, acesso a itens e recursos de libras disponibilizados no Napne, como por exemplo: Jogos didáticos adquiridos e confeccionados para aprendizagem de sinais da libras. Além disso, foi montado dois painéis. Um que os participantes pudessem compreender algumas curiosidades comuns a respeito da libras e outro com o mapa do estado referenciando cada campi do IFTO com destaque para as unidades que contam com estudantes surdos atualmente.
Quem passou pelo evento teve, ainda, a oportunidade de conhecer a Lei de Libras na íntegra, para isso, ela foi disponibilizada em formato impresso, facilitando assim, o acesso a Lei que resultou em conquistas e garantias à comunidade surda.
A estudante do 3ª ano do ensino médio, Isabela França, fez parte de uma comitiva de 45 estudantes, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, que visitou a exposição no dia 26 de abril. Ela definiu o evento como uma ação importante para o processo de inclusão. : “ É um projeto lindo que nos proporcionou entrar em uma realidade totalmente diferente da nossa, e foi fundamental para ampliar nosso conhecimento sobre a Libras, e ter senso crítico para debater esse assunto e disseminar essa inclusão em outros lugares", frisou Isabela.
O evento também foi aprovado pelo estudante surdo da unidade de Gurupi do IFTO, Israel Lopes. “ Fiquei muito feliz de participar do projeto e ver tantas pessoas participando de cada ação da exposição! Eu pude interagir com os visitantes e alguns surdos da minha cidade que marcaram presença, é muito importante que nós tenhamos eventos assim que valorizam a nossa língua", informou o estudante.
De acordo com a coordenadora do Napne de Gurupi, Suelene Albuquerque, a exposição contou com a participação das comunidade interna e externa do IFTO. Ela fez, ainda, uma avaliação do evento. “ A ação foi muito positiva, pois além de celebrar essa conquista tão importante para a comunidade surda, também ressaltou o importante papel da instituição em apoiar o uso e a difusão da Libras, conforme prevê a lei", disse a coordenadora.