Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas turmas do Mulheres Mil iniciam aulas de Assistente Administrativo e Operadora de Computador

Notícias

Novas turmas do Mulheres Mil iniciam aulas de Assistente Administrativo e Operadora de Computador

FIC

Formações fortalecem inclusão socioprodutiva e empregabilidade no Campus Palmas
por publicado: 27/03/2025 17h49 última modificação: 27/03/2025 17h55

Sessenta mulheres em busca de novas oportunidades profissionais iniciaram, no Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente Administrativo e Operadora de Computador. A capacitação, oferecida pelo Programa Mulheres Mil, começou no dia 24 de março e tem o objetivo de fortalecer a qualificação e a empregabilidade das participantes.

O evento de abertura foi realizado no Miniauditório 7 e contou com a palestra "Mulheres Mil: Viva os Novos Começos!", ministrada pela coordenadora-geral do programa, a professora Marilene Dantas Sepulvida. A iniciativa busca oferecer qualificação profissional e inclusão socioprodutiva, contribuindo para a autonomia financeira e o desenvolvimento pessoal das estudantes.

Durante o curso, as participantes terão acesso a conhecimentos técnicos e práticos essenciais para a atuação no mercado de trabalho, tanto na área administrativa quanto no uso de ferramentas de informática. Além da capacitação profissional, o programa incentiva a elevação da escolaridade e a ampliação da rede de apoio social, preparando as mulheres para novas oportunidades.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil, criado em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), tem sido uma importante iniciativa para promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais e profissionais para esse público, o programa busca fornecer uma formação alinhada às necessidades locais e ao mercado de trabalho. Nos anos anteriores, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) já realizou diversos cursos vinculados ao programa, beneficiando mulheres de diferentes municípios e proporcionando-lhes qualificação para ingressar no mercado de trabalho. Nessa nova etapa do programa, o IFTO planeja atender aproximadamente 600 mulheres em vários municípios tocantinenses, com as ações sendo coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).