Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional disponibiliza 401 vagas

Notícias

Mestrado Profissional disponibiliza 401 vagas

ProfEPT

50% das vagas são para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
por Maiara Sobral publicado: 25/01/2017 00h00 última modificação: 06/05/2021 10h11

Em 2017 será formada a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), segundo o Edital nº 01/2017, das 401 vagas disponibilizadas, 50% são destinadas a servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e 50% para ampla concorrência. As inscrições começam no dia 8 de fevereiro e seguem até o dia 10 de março.

Ao se inscrever, o candidato deverá optar por um dos 18 polos que ofertarão o mestrado e indicar se concorre às vagas destinadas aos servidores da rede ou às vagas para ampla concorrência. O processo de inscrição será efetuado pelo site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na página do processo seletivo. O valor da taxa é de R$ 70 e será paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFTO, Augusto César dos Santos, destaca que o ProfEPT é um programa de pós-graduação dentro da área de ensino, cuja concepção foi pensada com foco na formação de servidores que trabalham com a educação profissional e tecnológica, portanto voltada para capacitar tais servidores e desenvolver soluções que poderão ser aplicadas diretamente nos cursos ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

“Enquanto IFTO, faremos um planejamento junto aos nossos doutores em potencial para atuarem como professores do Programa para que desenvolvam pesquisas e orientem discentes nas mesmas linhas de pesquisa do ProfEPT para que, assim que abrir o Edital para novas instituições associadas, o IFTO possa se inscrever”, esclarece Augusto.

Quanto ao processo de seleção, no dia 9 de abril, será realizado um exame nacional de acesso, contendo 30 questões objetivas e uma discursiva. Confira o cronograma completo no Edital nº 01/2017, mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail profept@ifes.edu.br ou com a coordenação das instituições associadas.

Vale lembrar que a oferta de vagas para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica não foi dividida por polos ou instituições, ou seja, todos os servidores da rede podem concorrer.