Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jice e Espaço de Inovação incentivam ideias inovadoras para problemas reais

Notícias

Jice e Espaço de Inovação incentivam ideias inovadoras para problemas reais

Identidade IFTO 2023

por Thâmara Filgueiras publicado: 31/10/2023 17h54 última modificação: 06/11/2023 18h30

Ideias inovadoras e proposição de solução de problemas do mundo real marcaram a 14º Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) e o Espaço de Inovação, atividades que integram o Identidade IFTO - maio evento realizado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e que funciona como uma vitrine do que é desenvolvido pela instituição em diversos eixos.

IMG_7768.JPGDurante as mostras de trabalhos, os estudantes apresentaram os resultados das pesquisas e das atividades de extensão realizadas ao longo deste ano em todas as unidades que integram o IFTO. Esta edição da Jice contou com mais de 200 trabalhos apresentados em diferentes áreas do conhecimento.

Além de proporcionar aprendizados que enriquecem o currículo, os projetos de pesquisa e extensão contribuem para a formação pessoal dos estuantes por meio de experiências marcantes e que contribuem para uma visão diferente da comunidade que fazem parte. Foi este o sentimento da estudante Helen Castro Santana, que faz o técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária no Campus Dianópolis. Por meio de um projeto de extensão que resultou na criação de uma revista digital, ela teve a oportunidade de conhecer melhor as pessoas da comunidade.

"Participar de um projeto de extensão me trouxe muito conhecimento e me mostrou a importância de ter responsabilidade e comprometimento. Além disso, a extensão me possibilitou conhecer melhor a comunidade que faço parte e, por meio do projeto, nós criamos uma revista em que as pessoas podem se ver", disse a estudante, que destacou a importância dessa visibilidade das pessoas em suas comunidades.

Desafios que aumentam o conhecimento

Em outro espaço, grupos de estudantes competiam entre si para mostrar a uma banca de jurados propostas sustentáveis de destinação dos cigarros eletrônicos apreendidos pela Receita Federal. Os resultados apresentados mostraram também o potencial inventivo de estudantes e professores, que propuseram a transformação de algo que seria incinerado em opções simples e que podem facilitar o dia-a-dia das pessoas. Exemplos disso são o nebulizador portátil silencioso e o aparelho portátil de cortina de fumaça, além de uma proposta que dá um destino útil a todos os componentes dos chamados vapes: partes plástica, metálica e de papel para a produção de filamentos para impressoras 3D, bateria para produção de fontes recarregáveis/banco de baterias para ser utilizado em equipamentos portáteis e cartucho embebido com a essência e filtro de acetato de celulose para produção de biocombustível e cinza. Essas propostas foram as grandes vencedoras do Ideathon ESG, realizado em parceria entre o IFTO e a Receita Federal.

IMG_7818.JPGIMG_9409.JPGIMG_9381.JPGIMG_8106.JPG

 

 

 

 


A comunidade do IFTO também teve a honra de receber cerca de 180 estudantes dos nonos anos das Escolas Municipais Antônio Carlos Jobim e de Tempo Integral Anísio Espíndola Teixeira para uma competição diferente: o Ideathon Tocantins Mais Inteligente. Nessa modalidade, os visitantes passavam por diferentes ambientes do Identidade IFTO e do próprio Campus Palmas, conferiam uma apresentação suscinta de cada um e, depois, eram questionados sobre o que aprenderam no momento e sobre conhecimentos de história, geografia, física e outros que integram a grade curricular. Ao final, da competição, os grupos compuseram raps que deviam unir os conhecimentos adquiridos durante o passeio e que percepção tiveram do IFTO.

A experiência foi única para muitos dos adolescentes que passaram a tarde no Campus Palmas, do IFTO. Durante a visita, eles puderam ter contato com diferentes equipamentos e ambientes que eles não conheciam. "Eu gostei bastante, porque além de a gente ir se deslocando de um lugar ao outro, a gente ia aproveitando para fazer os desafios e conhecer a escola", disse a estudante Rosa Linda Teixeira, da ETI Anísio Espíndola Teixeira. Ela acrescentou, ainda, que achou criativo o desafio proposto a eles: "a gente era incentivado a prestar atenção para responder as perguntas e os desafios animaram a gente", completou a estudante.

IMG_9498.JPGA visita da Marta, robô humanoide vinda do Rio de Janeiro especialmente para o Identidade IFTO, também ajudou a movimentar o campus, principalmente, o Desafio de Robótica, que envolveu as diversas equipes de robótica do IFTO em cinco modalidades de competição. Além, de construir robôs que desenvolviam certos movimentos, como seguir linha, resgate (presencial e simulado) e luta de sumô (3 kg e 750 g), os estudantes aplicaram conhecimentos de diferentes áreas, como informática, automação, mecânica e outras nos seus competidores automatizados. 

A estudante do curso técnico integrado ao ensino médio de Informática Alícia Moura, do Campus Porto Nacional, destacou exatamente essa junção de diferentes áreas do conhecimento na robótica. "Isso integra todas as matérias que a gente vê durante o curso e participar da equipe de robótica me ajuda bastante, tanto nas atividades diárias do curso, como no trabalho em equipe", disse a integrante da equipe Spartron Robótica. 

Confira a relação de todas as premiações nessa edição da Jice.

Confira mais fotos do identidade IFTO 2023.