Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para seleção do curso de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Notícias

Inscrições abertas para seleção do curso de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Envelhecer nos Territórios

São ofertadas 30 bolsas divididas em 8 municípios tocantinenses, no valor mensal de R$ 700
por Thâmara Filgueiras publicado: 14/02/2025 10h55 última modificação: 14/02/2025 11h18
Arquivo IFTO

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) vai ofertar o curso de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, que integra o programa Envelhecer nos Territórios, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. São ofertadas 30 vagas, no total, que estão distribuídas por 8 municípios do interior do Tocantins.

A seleção das pessoas interessadas em participar do curso é feita pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. A inscrição é  feita exclusivamente por meio do formulário online, até o dia 21 de fevereiro.

Além de preencher com os dados solicitados no formulário, a pessoa que se candidatar a uma das vagas deve anexar uma foto da CNH, da Carteira de Identidade e do Título de Eleitor com comprovante de votação; do comprovante de escolaridade (diploma e histórico escolar); do comprovante de inscrição no PIS; da certidão de nascimento ou casamento; do currículo com comprovante (certificados ou declarações) das informações fornecidas nele; da ficha de inscrição preenchida (anexo I); do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais (anexo II); da carta de intenção (anexo III); da declaração de disponibilidade para realizar o curso; e da ficha de pontuação preenchida (anexo V).

As pessoas selecionadas receberão bolsa mensal de R$ 700, por 12 meses - período de duração do curso. O curso é online, porém, os participantes devem morar em algum dos 8 municípios que possuem vagas, pois há a previsão do desenvolvimento de atividades presenciais nessas localidades.

O número de vagas pode ser conferido no item 3 do edital e elas atendem aos municípios de Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Filadélfia, Muricilândia, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Riachinho e Taipas do Tocantins.

Todos os detalhes da seleção podem ser conferidos na página do edital nº 12/2025.