Notícias
Inscrições abertas para seleção do curso de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa
Envelhecer nos Territórios
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) vai ofertar o curso de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, que integra o programa Envelhecer nos Territórios, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. São ofertadas 30 vagas, no total, que estão distribuídas por 8 municípios do interior do Tocantins.
A seleção das pessoas interessadas em participar do curso é feita pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. A inscrição é feita exclusivamente por meio do formulário online, até o dia 21 de fevereiro.
Além de preencher com os dados solicitados no formulário, a pessoa que se candidatar a uma das vagas deve anexar uma foto da CNH, da Carteira de Identidade e do Título de Eleitor com comprovante de votação; do comprovante de escolaridade (diploma e histórico escolar); do comprovante de inscrição no PIS; da certidão de nascimento ou casamento; do currículo com comprovante (certificados ou declarações) das informações fornecidas nele; da ficha de inscrição preenchida (anexo I); do Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais (anexo II); da carta de intenção (anexo III); da declaração de disponibilidade para realizar o curso; e da ficha de pontuação preenchida (anexo V).
As pessoas selecionadas receberão bolsa mensal de R$ 700, por 12 meses - período de duração do curso. O curso é online, porém, os participantes devem morar em algum dos 8 municípios que possuem vagas, pois há a previsão do desenvolvimento de atividades presenciais nessas localidades.
O número de vagas pode ser conferido no item 3 do edital e elas atendem aos municípios de Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Filadélfia, Muricilândia, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Riachinho e Taipas do Tocantins.
Todos os detalhes da seleção podem ser conferidos na página do edital nº 12/2025.