Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para recomposição do corpo de docentes no ProfEPT

Notícias

Inscrições abertas para recomposição do corpo de docentes no ProfEPT

Oportunidade

Prazo segue até o dia 17 de maio
por Mayana Matos publicado: 11/05/2021 09h20 última modificação: 11/05/2021 09h38

Estão abertas as inscrições para recomposição do corpo de docentes das instituições associadas ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Trata-se do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em rede nacional. 

O ProfEPT tem como meta propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros, bem como sobre o processo de seleção que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até 17 de maio, junto à coordenação da Instituição Associada em que deseja atuar, por e-mail enviado ao contato da coordenação. No IFTO, a coordenação do ProfEPT está localizada na unidade de Palmas, no seguinte endereço: Quadra 310 Sul, LO 05, s/n, Plano Diretor Sul – CEP: 77.021-090 - Palmas/TO Telefone: (63) 3236-4000 E-mail: profeptifto@ifto.edu.br

O pedido de credenciamento deverá vir acompanhado de uma cópia atualizada do Currículo Lattes; dos formulários dos Anexos 2 e 3 preenchidos; e de uma Carta de Anuência do diretor do campus em que atua, declarando ciência da necessidade de 15 horas semanais dedicadas ao ProfEPT.

Requisitos

Poderão ser credenciados como professores, os docentes efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE, portadores do título de doutor, em Programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES ou, se obtido em instituição estrangeira, reconhecido/validado por instituição brasileira, que apresentem produção científica intelectual nos últimos três anos (mais a fração do ano corrente) compatível com o especificado nos Critérios da Comissão da Área de ENSINO da CAPES ou na área de concentração do ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica) 1 e suas linhas de pesquisa (Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica / Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica) que tenham correlação/aderência com a Área de Ensino/EPT.

Oportunidade de crescimento

De acordo com o coordenador do ProfEPT no IFTO, Jair José Maldaner, "a oportunidade de credenciamento de docentes no ProfEPT e o preenchimento da única vaga é importante para ampliação das possibilidades de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica pelo professor, oportunizando inclusive o trabalho no nível stricto sensu dentro de uma perspectiva de educação e formação humana integral, a qual faz parte da proposta dos Institutos Federais”, disse. 

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, ressaltou a relevância do programa em âmbito nacional. "O ProfEpt está entre os maiores programas stricto sensu do Brasil. Nos últimos dois anos já foram titulados 585 mestres. O Instituto Federal do Tocantins é uma instituição associada (IA) que tem contribuído significativamente com produção educacional de alta qualidade. Em breve teremos novidades quanto ao apoio aos docentes e fomento aos projetos para fortalecermos ainda mais o curso", afirmou. 

Todos os detalhes, formulários e procedimentos referentes à seleção constam no Edital Nº 01/2021