Notícias
II Semana da Pessoa com deficiência discute inclusão
Evento
Com informações da unidade de Porto Nacional
A II Semana da Pessoa com Deficiência, do Campus Porto Nacional no IFTO, ocorreu dia 3 outubro e foi marcada por muitos conhecimentos sobre a educação especial e inclusiva, protagonismo de acadêmicos com deficiência matriculados no campus e conscientização sobre as vivências, lutas e direitos da pessoa com deficiência.
Sob comando como apresentadora, Daniela Campos, acadêmica surda do curso de Pedagogia, trouxe a visibilidade e a possibilidade de ocupar diferentes espaços para diferentes funções, sem ênfase na limitação.
No período da tarde, o início da programação se deu com a temática: "Experiência de vida na surdocegueira" ministrada pela Profa. Ma. Lia Claudia Coelho, que explanou suas experiências sociais, familiares, acadêmicas e de docências. Lia Cláudia é pesquisadora e possui publicações nacionais.
O acadêmico de pedagogia e atleta de canoagem com experiência em disputas regionais e nacionais, Nestor Silva, abordou a temática "inclusão social das pessoas com deficiência". Em sua temática, pontuou os desafios que implicam o progresso da inclusão social, a falta de acessibilidade em locais públicos e privados bem como a promoção de políticas públicas.
No período noturno, aconteceu uma palestra com a Profa. Dra. Katia Rose Pinho (UFT) com a temática "Velho Novo Tema: Acessibilidade e Inclusão". Com suas experiências na formação de professores e profissionais na área da educação especial e inclusiva, referenciou os trabalhos desenvolvidos para a promoção da inclusão e acessibilidade para a pessoa com deficiência.