Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO segue com entrega de kits alimentares aos estudantes

Notícias

IFTO segue com entrega de kits alimentares aos estudantes

PNAE

Datas, horários e locais de entrega são divulgados no site de cada unidade
por Mayana Matos publicado: 11/05/2021 09h40 última modificação: 18/10/2022 11h45

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) continua, neste ano de 2021, com as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Conforme realizado no ano passado, as unidades seguem entregando kits alimentares neste período de pandemia.

Na maioria das unidades, os kits são compostos por frutas e industrializados,  que correspondem a 85% e 15% do cardápio praticado, respectivamente. O PNAE atende estudantes da educação básica (técnicos integrados, subsequentes e concomitantes e Educação de Jovens e Adultos). Os cardápios são semelhantes para as unidades, exceto a unidade de Araguatins, que possui gestão própria e fazenda escola, com grande produção alimentícia. 

Entrega segura

O IFTO desenvolveu uma cartilha educativa com orientações a respeito da correta higienização de mãos, alimentos, embalagens, utensílios e superfícies com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. A cartilha foi divulgada aos estudantes e está disponível no Portal do IFTO

"Graças aos empenhos das comissões locais, junto com o nosso trabalho aqui da Proae, estamos continuando as entregas dos kits do PNAE. Com a pandemia, a situação de insegurança alimentar, que é a dificuldade ao acesso de alimentos em quantidade, qualidade e variedade adequados tem se agravado na população e o kit contribui para que os nossos estudantes tenham acesso aos alimentos que teriam na escola em caso de dias letivos convencionais. É um trabalho gratificante e importante", destacou a nutricionista e coordenadora de Assistência Estudantil do IFTO, Jahny Kássia Duarte Rocha.

A estudante Poliana Fernandes Lima, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da  unidade de Araguatins, falou sobre a importância do kit em tempos de crise. "Eu considero esses kits muito importantes, pois nessa pandemia muita gente ficou desempregada e na maioria das famílias só uma pessoa é o provedor da casa e muitos estão trabalhando só de bico e fica muito difícil manter o sustento da família (...)", disse. 

Vale ressaltar que cada unidade do IFTO possui seu cronograma de entrega dos kits. As entregas podem ser mensais ou quinzenais. As informações sobre datas, horários e locais de entregas estão sendo divulgadas nos sites institucionais e nas redes sociais das unidades.

A entrega tem respaldo na Lei nº 13.987/2020 e na Resolução CD/FNDE nº 2/2020 que autorizou a entrega dos gêneros alimentícios do PNAE às famílias dos estudantes durante o período de suspensão de aulas, em decorrência da pandemia do coronavírus. Os estudantes deverão ficar atentos aos prazos divulgados e, em caso de dúvidas, procurar as Comissões Locais de Execução do PNAE nas suas unidades, através dos endereços de e-mail abaixo:

Araguatins - gae.araguatins@ifto.edu.br

Araguaína - cae.araguaina@ifto.edu.br

Colinas do Tocantins - pnae.colinas@ifto.edu.br 

Dianópolis - copex.dianopolis@ifto.edu.br   

Formoso do Araguaia - pnae.formoso@ifto.edu.br   

Gurupi - pnae.gurupi@ifto.edu.br

Lagoa da Confusão - cma.lagoadaconfusao@ifto.edu.br

Palmas - dae.palmas@ifto.edu.br  

Paraíso do Tocantins - sae.paraiso@ifto.edu.br

Pedro Afonso - manutencao.pedroafonso@ifto.edu.br

Porto Nacional - cae.porto@ifto.edu.br

Reitoria - sane.reitoria@ifto.edu.br