Notícias
IFTO sediará Olimpíada Brasileira de Robótica
Competição
Por Greiciane Souza
A unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) sediará, nos dias 13 e 14 de setembro, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática. É a primeira vez que o evento acontecerá no interior do estado.
A etapa da OBR no Tocantins reunirá mais de 140 competidores de todo o estado, divididos em 46 equipes. Os participantes serão agrupados em dois níveis: no primeiro, competem entre si estudantes do Ensino Fundamental, já o nível 2 é composto por competidores do Ensino Médio e Técnico.
A programação do evento em Porto Nacional começará às 19h da sexta (13), no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – “Comandante Vicentão”, com recepção e cadastramento dos competidores. O sábado (14) será dedicado às competições. Os participantes serão desafiados a programar seus robôs para seguir um percurso, com obstáculos, em um tempo máximo de cinco minutos e cumprindo alguns desafios. A equipe cujo robô conseguir percorrer todo o trajeto com menos penalidades garante vaga na etapa nacional, marcada para o período de 22 a 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. De cada nível, sairá apenas uma equipe vencedora.
Spartron Robotica.cpp e Spartron Robotica.blok são as duas equipes representantes da unidade Porto Nacional do IFTO na olimpíada. A primeira é formada pelos estudantes Marcus Júnior e Gerson Luís (ambos do 3º ano de Informática), Euzilan Mateus (3º ano de Administração) e Tiago Balbino (2º ano de Administração). Já a Spartron Robotica.bloc é composta por João Pedro e Rafael Sebastião, do 2º ano de Informática, Matheus Escobar, 3º ano de Informática, e Jéssica Melo, 1º ano de Administração. As duas equipes fazem parte do projeto Spartron Robotica, coordenado pelo professor Demis Carlos, que também conta com estudantes de cursos superiores e está em atividade desde 2017. Nesses dois anos de atividade, a Spartron Robotica já conquistou vários feitos e realizou diversas ações, incluindo palestras, apresentações de artigos e oferta de minicursos.
Gerson Luís, estudante que integra a Spartron Robotica.cpp, está animado com a realização da OBR em Porto Nacional. Esta será a sua segunda participação na competição e disputar em casa já está sendo especial. “Estamos com força total, principalmente porque contaremos com o apoio da torcida. Estamos preparados e empolgados em mostrar nosso trabalho”, declarou o participante.
Olimpíada Brasileira de Robótica- Com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, a OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.