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IFTO realiza VI Encontro Anual do Pibid
Iniciação à Docência
O Encontro Anual do Pibid do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está sendo realizado nesta sexta-feira, 24, no auditório central do Campus Palmas. Durante a abertura, o diretor de Ensino Básico e Técnico, Rodrigo Teixeira, representou o pró-reitor de Ensino e destacou a o poder transformador que um docente tem na vida de uma pessoa. Além disso, como forma de ressaltar a importância do programa ele elencou os verbos que norteiam os objetivos do programa: incentivar, contribuir, elevar e inserir.
No IFTO, o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) é coordenado pela professora Carina Souza, que durante a abertura agradeceu a presença de todos e enfatizou que o evento é a coroação de um trabalho de quatro anos. "Como estamos transformando a formação docente no Tocantins", com esse questionamento ela respondeu que a transformação vem da formação diferenciada que o programa proporciona aos estudantes. Ainda durante o momento, a coordenadora do Pibid/IFTO afirmou que mais de 6.000 alunos da educação básica foram impactados pelo programa nesses quatro anos.
A professora Érika Luz representou a comissão organizadora do evento e agradeceu pela dedicação e empenho de todos. "Esse é encontro vai mostrar o dinamismo que o Pibid/IFTO tem", enfatizou.
Representando o diretor-geral do Campus Palmas, a diretora de Ensino Noemi Zukowski, falou sobre a importância da valorização do magistério, traçando um paralelo entre o ser docente há alguns anos atrás e o ser docente na atualidade. Durante seu discurso, ela ressaltou ainda que "ser educador é mais do que estar na sala de aula, é estar na vida do educando".
Palestra
Sob o título: Pibid: política que necessita de modernização?, o presidente do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), Nilson Cardoso, ministrou a palestra de abertura. Na ocasião ele falou sobre o cenário atual do programa e ressaltou o papel de todos os envolvidos no Pibid, para que ele seja mantido da maneira como está consolidado, visto que as alterações sugeridas por algumas políticas levariam à desarticulação entre as instituições de ensino superior e as escolas, à formação em serviço e à desprofissionalização.
Relatos de experiências
O evento continua durante toda a sexta-feira, 24, momento no qual os representantes dos 10 subprojetos, distribuídos entre cinco unidades do IFTO, compartilharão suas experiências. "Não conhecia o Pibid, na verdade nem queria ser professor, ingressei no curso por outro motivo. Mas depois da minha experiência como bolsista, eu me identifiquei", ressalta o estudante Josley Soares, do subprojeto de Informática do Campus Porto Nacional. Além dos relatos, será realizada a Apresentação de Egressos e TCCs sobre o Pibid: Contribuições do Pibid para a carreira docente.