Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove aula inaugural da 3ª etapa do Programa Novos Caminhos

IFTO promove aula inaugural da 3ª etapa do Programa Novos Caminhos

Encontro será realizado na segunda-feira, 17, a partir das 19h
por Maiara Sobral publicado: 14/08/2020 16h43 última modificação: 17/08/2020 09h45

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza a aula inaugural da 3ª etapa do Programa Novos Caminhos, na próxima segunda-feira, 17, a partir das 19h, no YouTube Oficial do IFTO. No total, são 4200 estudantes, em 13 cursos, distribuídos entre as unidades de Araguaína, Colinas do Tocantins, Formoso do Araguaia e Paraíso do Tocantins.

Na ocasião, o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Luiz Simão Staszczak, irá ministrar a palestra: "Novos Caminhos para Educação Profissional e Tecnológica". O encontro será mediado pelo professor Edmar Vinícius, contará com apresentação musical da professora Anne Raelly. Também participarão o reitor Antonio da Luz Júnior e outros gestores do IFTO, assim como a coordenadora do programa no âmbito da instituição, Sara Soares.

Além da palestra será realizada uma apresentação do programa, desde sua origem, objetivos, público e abrangência nacional, por isso, a importância da participação dos estudantes matriculados.

Os 13 cursos serão iniciados no dia 17 de agosto, já a finalização será entre os meses de outubro e dezembro, a depender da carga horária específica.

"O IFTO, está participando das 1ª e 3ª etapas de pactuação, sendo 2000 vagas na primeira e 4200 nessa última, 6200 ao todo. Estamos atendendo estudantes de diversos lugares do país e e temos a certeza que estamos cumprindo com duas importantes missões: promover os objetivos e finalidades da criação dos Institutos Federais e alcançar o objetivo de ofertar cursos de curta duração à população brasileiro, conforme elencado em nota técnica da Setec", destaca a coordenadora do programa no âmbito do IFTO, Sara Soares.

Um exemplo dessa oferta é a participação de 30 custodiados dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), administrados pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju). " Estou muito feliz de ter sido selecionado em meio a essa pandemia para fazer um curso que eu escolhi e espero que ao sair, eu possa ter a oportunidade de ter um emprego ou ter meu próprio negócio", comemora o custodiado J. C. L., que fará o curso de montagem e manutenção de microcomputadores. Confira mais sobre essa participação na Matéria da Seciju.

Em caso de dúvidas e informações, o estudante pode encaminhar e-mail para: novoscaminhos.reitoria@ifto.edu.br.

Programa Novos Caminhos

O processo seletivo faz parte do Programa Novos Caminhos, fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que visa abrir novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro.