Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove III Inafro

Notícias

IFTO promove III Inafro

Seminário

Evento acontece no Campus Porto Nacional
por Mayana Matos publicado: 14/11/2018 09h00 última modificação: 17/10/2022 11h55

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove no próximo dia 19, no Campus Porto Nacional, o III Seminário de Consciência Indígena e Afro-brasileira (Inafro). O evento será realizado em parceria: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Reitoria e Campus Porto Nacional. O endereço eletrônico para efetuar inscrições está disponível aqui

Participam estudantes, servidores e comunidade externa. O evento vai contar também com  a participação de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabis), servidores e dois estudantes de cada campus, atuantes em movimentos negros, indígenas e quilombolas. "O objetivo do evento é discutir e suscitar reflexões, acerca do debate, envolvendo brasileiros afrodescendentes e indígenas. Promover um encontro com vistas à reflexão de servidores, estudantes e sociedade em geral para o conhecimento e valorização da luta, da cultura e da história dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas e da diversidade na construção histórica e cultural do país", enfatizou Marilene Dantas, pró-reitora de Assuntos Estudantis. 

Conforme a programação, no período  matutino, será realizada a mesa-redonda "Desafios para a permanência e êxito escolar dos estudantes negros, indígenas e quilombolas" com os palestrantes: Stânio de Sousa Vieira, do Campus Dianópolis e Josimar Sitbro Calixto Xerente, da Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça do Tocantins. A mesa-redonda será mediada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis. 

No período vespertino serão realizadas oficinas e reunião da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis com os Neabis e servidores representantes dos campi. O propósito da reunião é discutir os desafios e dificuldades da temática indígena e afro-brasileira no Instituto, bem como elaborar um plano de trabalho em conjunto para o ano de 2019.