Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO presente no lançamento da primeira edição de 2025 do Exato

Notícias

IFTO presente no lançamento da primeira edição de 2025 do Exato

Ingresso

Período de inscrições segue até o dia 7 de abril
por Maiara Sobral publicado: 24/02/2025 18h20 última modificação: 24/02/2025 18h24

A partir de 2025, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) terá uma nova forma de ingresso aos cursos superiores, por meio do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que reúne as três instituições federais do Estado, que são: IFTO, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Na manhã desta segunda-feira, 24, foi lançada a primeira edição de 2025. Segundo o cronograma do Edital, as inscrições finalizam no dia 7 de abril. Quanto ao período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o interessado deve solicitá-la nos dias 26 e 27 de fevereiro. O valor da inscrição é de R$ 70, cabe ressaltar que indígenas, quilombolas e pessoas de baixa renda (de acordo com os critérios do edital) têm direito à isenção dessa taxa.

"O Exato amplia as oportunidades dos candidatos aos cursos superiores das instituições públicas federais, uma vez que agora eles terão apenas uma inscrição e uma única prova para concorrer a todos os cursos superiores. Isso reduz custos com a taxa de inscrição,  reduz a pressão psicológica, além disso a prova será aplicada em quatorze municípios, isso amplia os locais de provas das três instituições. Esse é um marco histórico não só para as nossas instituições, mas para toda sociedade e para área da Educação do Estado do Tocantins", destaca o reitor do IFTO, Antonio da Luz. 

Mais sobre o Exato

O Exato substitui o vestibular tradicional, com ele o candidato será habilitado a ingressar em qualquer curso superior de uma das três instituições do exame, conforme o seu desempenho. A prova desta primeira edição está prevista para o dia 18 de maio, com aplicação nas cidades de: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.