Notícias
IFTO participa de projeto voltado para a Amazônia Legal
Pesquisa e Inovação
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no contexto da Amazônia Legal, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada nº 19/2024 intitulada “Centros avançados em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica – Pró-Amazônia”.
Entre os projetos aprovados está: "Erosão em foco - Aplicando Inteligência Artificial e Tecnologia para Avaliar e Proteger Solos na Amazônia Legal", que visa estudar os processos erosivos na Amazônia e tem o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) como parceiro e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) como instituição principal sob a coordenação geral da professora Mariana Chrusciak, que garantiu R$ 4.076.540 para execução da proposta.
No que diz respeito ao IFTO, a coordenação será feita pelo professor Flávio Ornelas, que destaca o papel do Instituto: "cada instituição envolvida será responsável pela coleta de amostras de solo em seus respectivos estados, com o intuito de produzir e acumular conhecimento que permita a criação de um banco de dados sobre os processos erosivos no solo amazônico. O projeto abrange temas estratégicos como: recuperação dos ecossistemas amazônicos, biotecnologia, adaptação e mitigação às mudanças climáticas educação ambiental".
Vale destacar que além do IFTO e da UFRR, integram o projeto a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Newcastle University da Inglaterra.