Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO participa de encontro com presidente Lula e ministro da educação

Notícias

IFTO participa de encontro com presidente Lula e ministro da educação

Evento reuniu gestores dos institutos e universidades federais
por publicado: 20/01/2023 16h14 última modificação: 20/01/2023 16h27

Com informações do Conif

Na manhã da quinta-feira, 19, o reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antonio da Luz, participou de um encontro, junto a outros gestores dos institutos e universidades federais, com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro da educação, Camilo Santana, no Palácio do Planalto em Brasília. O evento teve como temática: “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”.

Durante o encontro, o presidente Lula frisou aos presentes que a Educação será uma das prioridades de seu mandato e garantiu que mais encontros como o ocorrido na quinta-feira, 19, irão ocorrer para que o governo, ao lado dos reitores e reitoras, possa dialogar sobre o futuro da educação brasileira.

De acordo com Antonio da Luz, o presidente Lula indicou como prioridade a necessidade da formação de professores, fortalecimento das licenciaturas como suporte à educação básica nos estados e municípios e defendeu o alinhamento da formação profissional às necessidades do mundo do trabalho, como possibilidade de transformação real através da educação. Para Antonio, as colocações do presidente gerou otimismo no que se refere à recomposição orçamentaria e liberação de mais vagas para fortalecimento das instituições.

 Aos reitores, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as portas do Ministério da Educação (MEC) estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, Santana elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação de oferta de acesso às instituições, combater a evasão escolar, retomar investimentos e obras paralisadas, além de reajustar as bolsas de pesquisa.

 Cread

Além do encontro, o reitor Antonio da Luz participou de uma reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira. Conforme Antonio, o secretário confirmou a liberação do orçamento para funcionamento do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread), o qual deve iniciar as atividades da próxima turma em fevereiro deste ano. Segundo ele, serão ofertadas 2900 em 54 municípios tocantinenses voltadas para a formação profissional,por meio dos serviços oferecidos pelo IFTO.